Com uma crescente de investimentos em shows noturnos, colocando Olinda no páreo de concorrência com as noites de Carnaval do Recife, a Marim dos Caetés este ano está com sete palcos de shows pela cidade, sendo seis colocados pela prefeitura e um (o principal, na Praça do Carmo) financiado pelo Governo de Pernambuco. Passam pelo Carmo nomes como Luiza Sonza, Marcelo D2, Elba Ramalho, a banda Fundo de Quintal, os pernambucanos Lenine, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, João Gomes, Duda Beat, Nação Zumbi e outros artistas.
Leia: Confira as linhas expressas de ônibus para o Carnaval de Olinda e Recife
Carnaval 2025: confira aqui a programação completa de shows dos palcos do centro do Recife
No total são três palcos no Sítio Histórico, nos bairros do Carmo (Praça do Carmo), Varadouro (junto ao Mercado Eufrásio Barbosa) e Guadalupe (próximo ao Cariri Olindense); e quatro descentralizados, nos bairros de Peixinhos (Nascedouro), Rio Doce (Vila Olímpica), Cidade Tabajara (Casa da Rabeca) e São Benedito (Xambá). O Brasil de Fato Pernambuco traz a programação de todos estes polos.
Palco Pernambuco Meu País (Praça do Carmo)
O palco principal no Carnaval de Olinda este ano é comandado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, não pela prefeitura. Infelizmente este é o único palco com detalhamento dos horários da programação até esta quinta-feira (27), data em que publicamos esta matéria. Os shows no Carmo começam nesta quinta, com a abertura oficial dos festejos, e seguem até a noite da Quarta-Feira de Cinzas.
Sobem ao palco da Praça do Carmo os artistas Lenine, Alceu Valença e Raphaela Santos (nesta quinta-feira), Priscila Senna e Tayara Andreza (sexta), Elba Ramalho (sábado), Fundo de Quintal, Tribo de Jah, Marcelo D2 e Maneva (domingo), Luiza Sonza e Duda Beat (segunda), Geraldo Azevedo e João Gomes (terça) e o rock de Devotos, Mundo Livre S/A e Nação Zumbi (na Quarta-feira de Cinzas), além de outros artistas.
Varadouro (Mercado Eufrásio Barbosa) e Guadalupe (Cariri Olindense)
Nos dois outros palcos do Sítio Histórico a programação começa no sábado (1º) e segue até a terça-feira (4). Pelo Varadouro, palco que receberá muitos grupos de coco, afoxé e maracatu, estão previstos também shows de Getúlio Cavalcanti (domingo) e a Banda de Pau e Corda (segunda-feira).
Entre a Igreja de Guadalupe e a sede do tradicional bloco Cariri Olindense, o palco receberá shows de Jota Michiles e Maciel Salú (sábado), Nádia Maia e Laís Senna (domingo), Larissa Lisboa, Sheldon e Siba e a Fuloresta (na terça).
Leia também: A Catarse do Carnaval: ruas e pessoas protagonistas do espaço urbano
Papangus e caretas: cultura popular é central para Carnaval do interior de Pernambuco
Websérie conta a história e legado de mais de 100 anos do Maracatu Leão Coroado
Peixinhos (Nascedouro) e Rio Doce (Vila Olímpica)
Nos palcos das periferias de Olinda a programação não tem datas regulares entre sábado e terça. Em Rio Doce destacamos o forró de PV Calado (na segunda) e em Peixinhos destacamos as apresentações do Maracatu Leão Coroado (domingo), Coco Raizes de Arcoverde (segunda), Família Salustiano, Grupo Bongar, a banda Capim Santo, o bloco Vassourinhas e a troça Homem da Meia-Noite (terça).
Cidade Tabajara (Casa da Rabeca) e São Benedito (Xambá)
Esses dois polos se complementam, com as apresentações na Cidade Tabajara acontecendo no domingo e segunda-feira, enquanto no Xambá as apresentações acontecem na terça e quarta-feira. A Tabajara recebe apresentações dos anfitriões da Família Salustiano e sua Rabeca Encantada (nos dois dias), além do Coco do Amaro Branco, Afoxé Alafin Oyó e o Maracatu Piaba de Ouro (todos no domingo).
Já no Xambá, além os anfitriões fazem a abertura, com a Afro Nação Xambá (na terça) e o encerramento, com o Grupo Bongar (na quarta). Também tocam o Maracatu Piaba de Ouro, As Yabás do Samba (na terça), a Orquestra Henrique Dias, grupos carnavalescos como o Menino da Tarde e grupos de Coco, como o Raízes de Mãe Biu (todos na quarta-feira).