O tradicional bloco Então, Brilha!, de Belo Horizonte (MG), arrastou uma multidão de foliões na madrugada deste sábado (1º) pelas ruas da capital mineira com o tema “Raízes do Futuro”. O cortejo ressalta a necessidade de cuidado com o planeta para a garantia de um futuro sustentável.
“O tema nos desafia a pensar em como nossas escolhas no presente podem moldar nosso futuro”, destaca o bloco.
No viaduto por onde passa o cortejo do bloco, foram estendidas as bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Palestina e uma com a frase “gente é pra brilhar”, que faz referência à composição “Gente”, de Caetano Veloso.
O Coletivo de Cultura do MST participou do desfile e defendeu a “liberdade da terra” por meio da reforma agrária.
“Nós viemos cantar no coração da cidade, para que ela ouça nossas canções e cante. E que reacenda neste dia a estrela de cada uma, a estrela de cada um, e ensine aos organizadores da morte, aos assalariados da morte, que o povo não se mata, como não se mata o mar”, discursou Dandara D`Araçá, integrante do movimento.
A festa do Então, Brilha! também contou com atrações como a cantora pernambucana Duda Beat. A deputada federal mineira Célia Xakriabá também fez parte do desfile.
O bloco comemora 15 anos de história em 2025 e, nesta edição, priorizou um desfile mais sustentável, com reciclagem e reutilização de fantasias.