Eletrizante, frenético e vibrante. Essas são algumas das definições possíveis para da música composta por Jota Michiles, um dos mais importantes compositores brasileiros e Patrimônio Vivo da cultura e do frevo pernambucano. Sua obra ganha destaque no documentário Frevo Michiles, dirigido por Helder Lopes. O filme, lançado em fevereiro, que revela a trajetória do artista, conhecido por hits carnavalescos que embalam multidões em Pernambuco e além.
Jota Michiles, cuja música já foi gravada por grandes nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Chico César e Naná Vasconcelos, compartilhou um pouco de sua história em uma entrevista exclusiva nesta edição do Bem Viver, programa do Brasil de Fato.
“Eu fui menino, nascido e criado na periferia do Recife, ouvindo nas ruas os emboladores, os vendedores com seus pregões matinais”, relembra Michiles. “E no rádio do vizinho, ouvindo os balões de Luiz Gonzaga, ouvindo o malabarismo rítmico de Jackson do Pandeiro, foi aí que descobri que o que bem caracteriza o frevo é justamente o contratempo de suas frases rítmicas”, explica o compositor, destacando a influência de grandes nomes da música brasileira em sua formação.
O diretor Helder Lopes, por sua vez, enfatiza a originalidade de Michiles dentro do gênero. “Jota Michiles tem uma originalidade que é também melódica, rítmica. Existe o frevo canção, existe o frevo de bloco, existe o frevo lírico, existe o frevo de rua e existe o frevo Michiles”, afirma Lopes. “Existe um frevo que é muito dele, que só ele faz, que só ele soube fazer assim desse jeito”.
Diabo Louro, Bom Demais e Vampira estão entre os clássicos mais emblemáticos de Jota Michiles, verdadeiros hinos da folia que embalam blocos e multidões há décadas no carnaval. Músicas que não apenas definem o estilo de Michiles, mas também ajudaram a consolidar o frevo como um dos gêneros mais vibrantes e representativos da cultura pernambucana e do carnaval brasileiro.
Obra e carreira celebradas no documentário, que também busca preservar sua história para as futuras gerações. “Esse filme cumpre alguns papéis em diferentes camadas”, explica Lopes. “Existe a possibilidade de estar circulando com o próprio Michiles, vendo a sua história na tela, sendo aclamado, sendo reconhecido. Mas existe também o outro nível disso, que é a garantia de que essa história segue existindo, independente das condições do tempo, espaço, históricas, biológicas”.
Para Michiles, ver sua música sendo cantada por milhares de pessoas é uma das maiores recompensas. “Tudo é um momento gratificante. O que gratifica, o prêmio é isso aí: você fazer a sua música, na sua intimidade, na sua solidão, e de repente ver um milhão e meio de pessoas no Galo da Madrugada cantando. E isso é bom demais”, emociona-se o compositor.
O filme Frevo Michiles é uma celebração não apenas da obra do compositor, mas também da cultura pernambucana e do carnaval, com suas cores, personagens e histórias que se entrelaçam na música.
E tem mais…
O Bem Viver mostra também que a terra do carimbo, Belém (PA), também tem ginga no pé e tradição das escolas de samba. Força nos bairros da periferia da capital paraense, os espaços cumprem importante papel cultural e social. Um exemplo, é a bicampeã do carnaval, a Escola Bole Bole, que oferece oficinas durante todo o ano e por meio do samba enredo, traz uma crítica à exploração desenfreada da Amazônia.
Já em Cuba, a agroecologia está mudando o ritmo da crise econômica provocada pelo bloqueio estadunidense a ilha caribenha.
Tem ainda receita de um lanche prático e saudável, a Gema Soto ensina como fazer uma deliciosa manteiga vegana.
E o Cerrado de Pé dá um salve da Chapada dos Veadeiros (GO) sobre a luta para manter o bioma preservado.
Quando e onde assistir?
No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado às 13h; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Na TV Brasil (EBC), sexta-feira às 6h30.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.
Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. Além de ser da transmissão pela Rádio Agência Brasil de Fato, segunda a sexta-feira, das 11h às 12h.
O programa conta também com uma versão especial, Conversa Bem Viver , transmitida pelas plataformas Spotify, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts e Deezer.