Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que o número de pessoas infectadas pela dengue despencou 69,25% em território nacional nos meses de janeiro e fevereiro. A comparação com o mesmo período do ano passado mostra que foram contabilizados 493 mil casos até o dia 1º de março contra 1,6 milhão em 2024.
O total de óbitos também caiu. Nos dois primeiros meses do ano passado, o Brasil já tinha confirmado mais de 1,3 mil mortes. Atualmente, esse número está em 217.
Ainda de acordo com a pasta, a queda tem relação com o sucesso das políticas públicas de combate à propagação da doença. O MS também destaca os resultados do trabalho em conjunto entre União, estados e municípios.
Na lista estão visitas técnicas, distribuição de testes, mobilizações em escolas e a expansão do método Wolbachia, que produz mosquitos com uma bactéria que neutraliza a dengue em humanos.
Hoje, a região mais crítica é a Sudeste, que responde por mais de 70% dos casos nacionais. O estado de São Paulo é o mais afetado, com mais da metade das possíveis infecções registradas no Brasil.
As informações do Ministério da Saúde compilam os números até o dia 1º de março. Mas, de acordo com o painel das arboviroses da pasta, o país já tem mais de meio milhão de casos. Atualmente, o número está em 502 mil prováveis infecções. Quase 300 mil foram registradas em território paulista.