Com o objetivo de oferecer atividade formativa focada no cinema, o Curso de Captação de Som no Audiovisual está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (17). A formação ocorrerá de 24 a 29 de março, no Centro Cultural Mestre Benedito, das 9h às 17h, em Cabedelo (PB). A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio deste formulário on-line.
No total, são oferecidas 15 vagas. Dentro dessas, serão selecionadas 10 bolsistas, a partir de critérios socioeconômicos e ações afirmativas. O projeto prioriza a seleção de pessoas negras, mulheres, mães solo, indígenas, quilombolas, transgêneros, periféricas e pessoas com deficiência. O valor da bolsa é de R$ 200.
A ação é uma iniciativa do Parahyba Sonora, um projeto realizado pela produtora paraibana Descola Filmes e que já passou pelas cidades de Nazarezinho, Congo e Campina Grande, encerrando o ciclo formativo no município de Cabedelo. O curso terá como facilitadores os profissionais do cinema paraibano Guga Rocha, Mayara Valentim e Bruno Alves.

No curso, os participantes poderão aprender sobre a história do som no cinema, a formação do departamento de som no audiovisual, o papel de cada membro da equipe, a operação de equipamentos de captação, como também realizarão exercícios práticos.

“No meio audiovisual, a relação com som é intrínseca, mas com o desenvolvimento do cinema paraibano, os departamentos de som carecem de profissionais especializados, sobretudo, de assistentes. Ter um curso como esse, gratuito, é uma grande oportunidade de capacitação para o mercado”, afirmou, em nota, Nina Flor, diretora da Desloca Filmes.
O projeto conta com o incentivo do governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, gerida pelo governo da Paraíba, via Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)