Entre os dias 1º e 4 de maio, o município de Arujá, na região metropolitana de São Paulo, será palco do 3º Festival Indígena União dos Povos (Fiup). O evento reúne lideranças de 15 povos originários de diferentes regiões do Brasil, com destaque para nomes como o cacique Raoni Metuktire, do povo Kayapó, a deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), a ativista Txai Suruí e a artista Daiara Tukano.
Com programação voltada para o intercâmbio de saberes, o festival promove vivências entre povos indígenas e o público não-indígena em uma experiência imersiva. A proposta é valorizar o conhecimento ancestral e fortalecer a luta em defesa dos territórios, das medicinas tradicionais e do meio ambiente. A programação inclui rodas de conversa, apresentações culturais, cinema, literatura, culinária e cerimônias espirituais.
No feriado de 1º de maio, o painel de abertura discute o protagonismo das mulheres indígenas com participações de Célia Xakriabá, Julia Yawanawa, Cristine Takuá Maxacali e Txai Suruí. A mediação será da jornalista Renata Simões. Ao longo dos dias seguintes, os debates abordarão temas como uso de plantas medicinais, emergência climática, apropriação cultural e economia sustentável.
Entre os painéis, destaca-se a discussão sobre a emergência climática, marcada para a sexta-feira (3), com a presença do cacique Raoni, de Célia Xakriabá, da liderança Guarani Mbya Carlos Papá e de Neidinha Suruí. A programação também prevê um debate sobre a exploração de práticas indígenas em contextos urbanos, como o uso da ayahuasca e da jurema.
Na noite de sábado (3), está prevista uma grande cerimônia com medicinas da floresta, conduzida por lideranças espirituais presentes no evento.
Histórico de mobilização e protagonismo
Criado em 2021, o Fiup já reuniu, em suas duas primeiras edições, mais de 20 povos originários. Também contou com a presença de importantes lideranças como Sônia Guajajara, Eric Terena, Davi Kopenawa Yanomami – que denunciou o garimpo em território yanomami nove meses antes da tragédia ganhar visibilidade nacional –, Daniel Munduruku, Julie Dorrico Macuxi, Catarina Nimbopuruá Tupi Guarani, Ikakuru Huni Kuin e Olívio Jekupé.