A Justiça da Espanha absolveu, nesta sexta-feira (28), o ex-jogador de futebol brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro. Assim, o futebolista fica totalmente em liberdade e sem acusações na Justiça espanhola.
Ele havia sido condenado a 4 anos e 6 meses após ser acusado de estuprar uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha, em dezembro de 2022. Em janeiro de 2023, Alves foi preso e ficou cerca de um ano atrás das grades.
Depois, Alves pagou um milhão de euros pela liberdade provisória. Os juízes, no entanto, analisaram um recurso apresentado pela Promotoria de Barcelona, que solicitava um aumento de pena.
A decisão unânime do Tribunal Superior da Catalunha entendeu que a sentença condenatória possui “imprecisões”, e o depoimento da vítima, “falta de confiabilidade”.
“O acórdão hoje notificado indica que a decisão recorrida já se referia à falta de confiabilidade do depoimento da autora na parte do relato que podia ser objetivamente verificada por se referir a fatos registados em vídeo, indicando expressamente que o que relata não corresponde à realidade”, diz a decisão.
Nas redes sociais, a mãe de Daniel Alves, Maria Lúcia Alves, comemorou a decisão. “Obrigado meu Deus por tudo. Glória a Deus, toda honra e glória a ti Senhor”, escreveu a mãe do ex-jogador de futebol.
Segundo a agência de notícias Reuters, Ester Garcia, advogada da suposta vítima, e a advogada de Alves, Ines Guardiola, ainda não se manifestaram. Ainda cabe recurso da decisão perante a Suprema Corte da Espanha.