Quando crianças, os irmãos Helena e Antônio Dória Lucas de Oliveira viveram uma situação excepcional. Ela com sete anos e ele com 12 tiveram que deixar o Brasil para se refugiarem no Chile. O motivo? Seus pais estavam ameaçados de prisão e, eventualmente, tortura e morte pela ditadura civil-militar implantada em 1964.
Agora, a história dos dois e de mais 44 meninos e meninas que abandonaram o Brasil na condição de personas non gratas está sendo contada no livro “Crianças e exílio: memórias de infâncias marcadas pela ditadura militar”, lançado pela editora Carta.
Pela primeira vez, o foco do embate contra a tirania não está nos adultos e sim no modo como crianças e adolescentes foram afetados por essa marca.
Professora licenciada de matemática da Ufrgs, Helena, além de contar sua trajetória de 10 anos por Chile, Cuba e Guiné-Bissau, é a organizadora do volume ao lado de Nadedja Marques. Artista de teatro, Antonio também registrou suas lembranças no livro.
Nesta edição, os dois relatam suas vivências no exterior, a dor da ruptura reiterada dos relacionamentos com os amigos na hora da mudança para outro país ou continente e o reencontro em 2023 quando começou a coleta dos depoimentos.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Marcelo Ferreira
Voz das vinhetas: Nara Lacerda