A cidade de São Paulo e a região metropolitana ganham, a partir da próxima segunda-feira (31), uma nova opção de comunicação popular no rádio. A Rádio Brasil de Fato estreia sua programação na frequência 98,9 FM, marcando um passo importante na trajetória do veículo, que já atua com produção de conteúdos para rádio, televisão, podcast e internet.
Para Nina Fideles, diretora-executiva do Brasil de Fato, a estreia da emissora no dial representa um novo marco. “Ao longo desses 22 anos, o Brasil de Fato sempre esteve atento às tendências da comunicação, buscando se desafiar a compreender e incorporar novas linguagens. Mesmo já atuando com rádio, podcasts e parcerias com emissoras de todo o país, agora passamos a operar, de fato, uma rádio – uma antena – e isso é histórico para nós.”
Com alcance estimado em até 12 milhões de ouvintes na Grande São Paulo, a rádio também poderá ser acessada online, pelo portal do Brasil de Fato e em plataformas de vídeo, como o YouTube, onde parte da programação será transmitida simultaneamente.
Programação valoriza informação e cultura popular
A grade da Rádio Brasil de Fato terá conteúdos jornalísticos ao vivo, entrevistas, debates, notícias internacionais, temas de saúde, cultura, alimentação saudável e economia popular. Estão confirmados programas como Bem Viver, Conexão BdF, Central do Brasil, BdF Entrevista e Repórter SUS.
Monyse Ravenna, coordenadora de Rádio e TV do BdF, destaca que o projeto reafirma a importância do rádio como linguagem viva. “Sempre trabalhamos com a linguagem radiofônica, e hoje isso é um diferencial. A chegada ao dial reforça nossa crença de que os instrumentos de comunicação não se esgotam, mas se transformam.”
Segundo Nina, a expectativa é de que a nova rádio amplie o impacto do conteúdo já produzido pelo veículo. “Sabemos que isso será um ótimo desafio para nós, que vai certamente trazer mais potência aos nossos conteúdos, maior alcance, engajamento, que é o que a gente busca: atingir o maior número de pessoas. Mas também vai trazer muitos frutos para todas as outras frentes de comunicação e linguagens que a gente já produz.”
A faixa matinal começa às 5h com o programa Viola, seguido pelo Bem Viver, às 7h. A partir das 9h, o Conexão BdF leva ao ar o noticiário ao vivo. À tarde, às 17h, vai ao ar a segunda edição do Conexão BdF.