Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar, por volta das 12h50 locais (3h20 de Brasília), nesta sexta-feira (28). O epicentro foi registrado a 16 quilômetros da cidade de Sagaing a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Os tremores foram sentidos na China e na Tailândia, onde foi decretado estado de emergência. Em Bangcoc, capital da Tailândia, que fica a quase mil quilômetros de distância do epicentro, 43 operários ficaram presos após o desabamento de um prédio de 30 andares.
“Quando cheguei para inspecionar o local, ouvi pessoas pedindo ajuda”, declarou à AFP Worapat Sukthai, vice-comandante da polícia do distrito de Bang Sue. Em suas palavras, há “centenas de feridos”, mas ainda não se sabe o número de vítimas e feridos oficial.
Ainda na Tailândia, em Chiang Mai, os tremores também foram sentidos. “Eu estava dormindo em casa. Corri para o mais longe que consegui do prédio, ainda de pijama”, disse à AFP Duangjai, morador da cidade turística no norte da Tailândia.
Earthquake sum up 3pm (Mynamar/Thailand)
– 7.7 quake hit near Mandalay/Myanmar
– Hundreds of homes collapsed (various Myanmar cities)
– Strong shocks in Thailand + multiple building collapse in Bangkok
– USGS predicts thousands of people dead(Bangkok clips from social media:) pic.twitter.com/kJodTn6BIg
— Florian Witulski (@vaitor) March 28, 2025
Many buildings were reportedly destroyed in the 7.7 magnitude earthquake in Myanmar.
Video showing people being rescued from the rubles of the collapsed buildings.
Pray for Myanmar 🇲🇲 🙏🏻#Myanmar #earthquake #แผ่นดินไหว pic.twitter.com/7yPoGXMBvK
— Sumit (@SumitHansd) March 28, 2025
Heartfelt prayers and solidarity with the people affected by the devastating 7.7 magnitude earthquake in #Myanmar and #Thailand.
May those who lost loved ones find strength, the injured recover swiftly, and communities rebuild with resilience. The world stands with you.… pic.twitter.com/GDMndlS71J— Tulsi For President🌺 (@TulsiPotus) March 28, 2025