Centenas de protestos em frente a salas de exposição da Tesla, empresa de Elon Musk, estão programadas para este sábado (29) em diversos locais do mundo. O objetivo dos manifestantes, segundo os organizadores, é deixar claro que são contrários ao cargo de Elon Musk na administração de Donald Trump e sua atuação como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge)dos Estados Unidos.
Musk, assim como Trump, tem defendido austeridade, repressão e desmonte público, demitindo milhares de trabalhadores do governo, cortando orçamentos de diversos departamentos e fechando agências inteiras – como o caso da USAid.
Os organizadores nomearam o evento internacional de Dia de Ação Global de Derrubada da Tesla – ou Tesla Takedown -, e esperam que os protestos tomem posto a frente de mais de 200 salas de exposição da Tesla globalmente, 50 delas só no estado da Califórnia, nos EUA.
Alguns países que também possuem protestos confirmados da Tesla Takedown são Austrália, Alemanha e Finlândia. No total, 32 países terão marchas contra a atuação de Elon Musk. Está será a maior de uma série de manifestações contra a gestão Trump-Musk desde que o magnata tomou posse em janeiro deste ano.
“Ninguém votou por isso e ninguém votou em Elon”, disse Vickie Mueller, uma das principais organizadoras dos protestos da Tesla Takedown na Califórnia. “Ele é um superbilionário não eleito e é um bandido”. O grupo Tesla Takedown é um movimento de base descentralizado que, segundo os organizadores, “protestará contra a Tesla enquanto Elon Musk continuar a destruir os serviços públicos”.
“Musk está destruindo nossa democracia usando a fortuna que construiu na Tesla. Por isso estamos agindo [em frente a locais da empresa]”.
“Vejo Elon Musk como um sequestrador do nosso governo. Ele está desmantelando tudo o que nos é precioso”, declarou Vickie. “Tudo pelo que as pessoas lutaram longa e arduamente, como a seguridade social, o Medicare e o Medicaid, além de nossos belos parques nacionais… parece que o tapete está sendo puxado debaixo de nós.”
“Pedimos três coisas, que as pessoas não comprem um Tesla, vendam ações [da empresa] e participem dos protestos Tesla Takedown”, disse Mueller. “Vamos enviar a esses tecnofascistas, broligarcas e nazistas antiquados uma mensagem em alto e bom som”, o grupo postou no BlueSky, rede social concorrente ao X no qual possuem mais de 25 mil seguidores.
Na rede social X (antigo Twitter), do qual Musk também é dono, ele disse que o trabalho que está fazendo para o governo federal dos Estados Unidos, na liderança do Doge está “melhorando a eficiência do governo, como o nome diz”.
No entanto, o que vem sendo feito é um enxugamento dos quadros de inúmeros departamentos governamentais, com demissões em massa de funcionários públicos, como nos Departamentos de Educação, Saúde Pública e Seguridade Social. As demissões já estão afetando os serviços à população e o funcionamento público adequado.
*Com The Guardian