O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Paraná para agenda em Maringá, Londrina e Ponta Grossa nesta segunda-feira (31). O primeiro compromisso foi a entrega de 50 caminhões, em parceria com a Itaipu Binacional, do convênio Expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). Em seguida, ele participou da reabertura da sala de vacinação e da câmara fria da Central de Distribuição de Imunobiológicos. Já em Londrina, participou do anúncio do investimento em usinas solares – Itaipu Binacional e Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). À noite, em Ponta Grossa, Alexandre Padilha assinou o convênio entre a Itaipu Binacional e a Santa Casa de Misericórdia. Os eventos contaram com a participação do diretor-presidente de Itaipu Enio Verri, além de deputados estaduais e federais do Partido dos Trabalhadores.
A entrega de equipamentos de coleta seletiva de recicláveis a 50 municípios faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). A parceria, que também conta com a participação do Itaipu Parquetec, além de gerar benefícios ambientais com o recolhimento de resíduos nas cidades, promove renda e dignidade para mais de 500 famílias de catadores.
O presidente da Itaipu destacou que os anúncios feitos em parceria com o Ministério da Saúde refletem o objetivo principal da empresa. “A missão prioritária da Itaipu é produzir energia de qualidade e barata. Só que temos também a missão socioambiental, determinada pelo presidente Lula ainda em seu primeiro mandato, em 2005. Desde então, a Itaipu tem um histórico muito grande nesse trabalho com unidades de valorização de resíduos sólidos, as UVRs, que permitem organizar os catadores e catadoras de forma comunitária, cooperativa, e dar condições materiais para isso”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu.
Ministro da Saúde anuncia investimentos energéticos para hospitais do Paraná em parceria com usina Itaipu. “Fizemos uma grande parceria com Itaipu, no Paraná, para fazer transformação energética, energia solar para Santas Casas e hospitais, gerando economia, evitando desperdício. E levando mais recursos para a saúde e investimentos do SUS no interior do estado”, comentou Padilha.
Mais tarde, ao reabrir a sala de vacinação e câmara fria da Central de Distribuição de Imunobiológicos, ainda em Maringá, o ministro reforçou que o local estava fechado desde 2019, no governo Bolsonaro. “Não é todo dia que a gente reabre uma sala de vacina. Vacinei o prefeito Silvio Barros com o nosso ‘raio vacinador’ para defender o novo povo contra a gripe.”.
Segundo o ministério, são 35 milhões de doses de vacinas contra a gripe para todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, até o final de abril.
Agenda no Paraná
Maringá
Entrega de 50 caminhões do convênio “Expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs)”;
Reabertura da sala de vacinação e câmara fria da Central de Distribuição de Imunobiológicos;
Londrina
Anúncio do investimento em usinas solares – Itaipu Binacional e Femipa
Ponta Grossa
Assinatura do convênio entre a Itaipu Binacional e a Santa Casa de Misericórdia