Está no ar a Rádio Brasil de Fato. A nova emissora estreou nesta segunda-feira (31) na frequência 98.9 FM, alcançando ouvintes de São Paulo e da região metropolitana. A iniciativa amplia a presença do veículo no campo da comunicação popular e consolida a linguagem radiofônica como eixo estratégico da produção jornalística.
“É um dia especial para o Brasil de Fato. Nossa visão popular do Brasil e do mundo agora também tem um dial”, afirma Monyse Ravena, coordenadora de Rádio e TV do BdF. “Essa chegada reforça a nossa crença de que o rádio continua sendo importante, que as linguagens não chegam ao fim, mas se renovam.”
A diretora-executiva do veículo, Nina Fideles, reforça o significado do lançamento. “Mesmo compreendendo que já tínhamos incorporado o formato radiofônico à nossa estratégia de comunicação, lançar uma rádio, com uma antena no ar, é um marco histórico. É diferente. Agora operamos uma rádio — e isso nos projeta para outro patamar.”
A rádio pode ser sintonizada por aparelhos convencionais e também online, no site do Brasil de Fato e no YouTube, onde parte da programação será transmitida ao vivo. O alcance estimado é de até 12 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
Programas ao vivo, informação crítica e bem viver
A programação reúne notícias, entrevistas, música brasileira, debates, reportagens e conteúdos voltados à saúde, agroecologia, cultura, política e direitos humanos. Entre os programas diários estão Bem Viver (7h), Conexão BdF (9h às 10h e 17h às 18h). O dia começa com o Viola, às 5h da manhã.
Durante a semana, o ouvinte também pode acompanhar produções como Repórter SUS, sobre saúde pública; O Estrangeiro, com foco em política internacional; e o Três por Quatro, o podcast de política do Brasil de Fato, entre outras.
“Sabemos que isso será um ótimo desafio para nós, vai certamente trazer mais potência aos nossos conteúdos, maior alcance, engajamento, que é o que a gente busca, atingir o maior número de pessoas”, conclui Nina Fideles.