Um temporal com chuva e vento atingiu a região metropolitana de Porto Alegre (RS) na tarde desta segunda-feira (31). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até as 19 horas havia chovido 23,6 milímetros na região, com rajadas de vento que chegaram a 80 km/h. Já na medição da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), a cidade teve rajadas de até 111 km/h.
Diversas vias da região ficaram alagadas. A operação de trens foi interrompida pela Trensurb entre as estações Mercado e Canoas. Pela rede social X, a Prefeitura de Porto Alegre informou que foram registradas ao menos 67 ocorrências relacionadas à chuva, como quedas de árvores e alagamentos. O ato “Sem Anistia”, programado para a tarde desta segunda no centro da capital gaúcha, foi cancelado.
De acordo com o jornal Zero Hora, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), recomendou que os moradores da cidade busquem sair mais tarde de casa nesta terça-feira (1º). “Aquelas pessoas que puderem retardar sua saída amanhã de manhã, vão contribuir muito. Porque quando as pessoas não saem para a rua, isso permite que os terceirizados da prefeitura e os próprios funcionários públicos possam agir com mais rapidez”, afirmou em entrevista coletiva no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade (Ceic).
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que quatro estações de tratamento de água – Moinhos de Vento, São João, Belém Novo e Menino Deus – ficaram sem energia. A situação pode causar problemas de abastecimento na cidade.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o tombamento de um caminhão na ponte do Guaíba.
No estado, foram registrados também 360 mil pontos sem energia.
A prefeitura também informou que o Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) sofreu com infiltrações no telhado, o que fez com que computadores e impressoras sofressem danos. O estoque de medicamentos ainda não foi avaliado.
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre teve alagamento na recepção e infiltração na Pediatria devido ao temporal. Já a recepção da emergência do Hospital São Lucas da PUC-RS sofreu destelhamento. A instituição não está recebendo novos pacientes.
Outras seis unidades de saúde que atendem até as 22h ficaram sem energia: Modelo, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Tristeza e Ramos.
O alerta para chuva e vento fortes se mantém na região até as 6 horas desta terça-feira (1º).