Oficialmente, o dia 9 de março, um domingo, foi a última oportunidade para quem desejava pedalar sua bicicleta pelas rampas da pista de bicicross (ou BMX) do Parque da Jaqueira, na zona norte do Recife. O circuito foi construído há 40 anos, mas não está nos planos de futuro da empresa Viva Parques, concessionária que assumiu a gestão do parque no dia 10 de março. O plano é que a pista, ponto de partida para milhares de atletas profissionais e amadores da modalidade, dê lugar a um restaurante.
O aviso gerou revolta na comunidade BMX do Recife e um protesto foi realizado na despedida da pista. A vereadora Jô Cavalcanti (Psol) convocou uma audiência pública para tratar do tema. O encontro, aberto à população, acontece a partir das 14h desta terça-feira (1º), no plenarinho da Câmara do Recife, que fica no 1º andar do edifício. A Casa José Mariano fica na rua Princesa Isabel, nº 410, ao lado do Parque Treze de Maio, no bairro da Boa Vista, centro da capital.
Em coluna de opinião publicada no Brasil de Fato (leia aqui), a vereadora disse considerar ilegal a demolição da pista de BMX da Jaqueira, porque violaria uma lei municipal de 2022 que proíbe tal intervenções no parque. Veja no fim da matéria.
O ciclismo BMX é um esporte olímpico desde as Olimpíadas de Pequim 2008, distribuindo medalhas nos últimos cinco Jogos. O melhor resultado do Brasil até o momento foi o 6º lugar de Gustavo Bala Loka, em Paris 2024.
Leia: João Campos entrega gestão de quatro parques do Recife à iniciativa privada
O lucro de poucos contra o direito de todos
Mobilidade sob encomenda: quem realmente se beneficia com os novos estudos do BNDES?
A Viva Parques prometeu reformar a pista de bicicross do Parque Santana e desenvolver, também no local, um projeto de incentivo ao BMX em parceria com a federação da modalidade. A empresa, no entanto, não tem qualquer obrigação de honrar esse compromisso. A vereadora Jô Cavalcanti convidou a Viva Parques para a audiência e disse desejar que o encontro seja uma oportunidade para “aprofundar o diálogo entre a empresa, o poder público e a sociedade civil”.
Também foram convidados para compor a mesa na audiência a promotora Fernanda Nóbrega, do Ministério Público de Pernambuco; o professor de bicicross Gilmar Batista; e o atleta Diego Tartá. No evento, todas as pessoas têm o direito a fala no microfone. Para acessar as dependências da Câmara do Recife é necessário vestir calça comprida e camiseta com manga.
No leilão realizado pelo prefeito João Campos (PSB), a Viva Parques ganhou o direito de explorar comercialmente os parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu, com o compromisso de gerir os equipamentos e nunca cobrar ingresso para entrar nos parques.