Nos dias 3 e 4 de abril, o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) vai realizar o primeiro encontro do Painel Transdisciplinar Ilea Saúde Planetária. O evento marca o lançamento da iniciativa e abordará os fundamentos, a atualidade e o futuro sobre questões de saúde, bem-estar e equidade.
A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no local. O encontro acontecerá de forma presencial no Ilea, na Av. Bento Gonçalves, 9.500, no Campus do Vale da Ufrgs, e contará com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

A programação contará com a presença de autoridades relevantes na discussão da agenda da Saúde Planetária no Brasil, como a professora Cristina Romanelli, coautora do artigo fundador da temática publicado na revista científica The Lancet em 2015. Também estão confirmados o coordenador da Saúde Planetária Brasil, António Mauro Saraiva (IEA-USP), e a coordenadora do Hub Latino-Americano da Planetary Health Alliance, Raquel Santiago.
Saúde Planetária: uma nova ciência para um novo tempo
Segundo os organizadores, a Saúde Planetária tem por objetivo alcançar o mais alto padrão possível de saúde, bem-estar e equidade em todo o mundo, por meio de uma atenção criteriosa aos sistemas humanos – políticos, econômicos e sociais – que moldam o futuro da humanidade, e dos sistemas naturais da Terra, que definem os limites ambientais seguros dentro dos quais a humanidade pode florescer. Surgida em 2015, como uma rede acadêmica e social global, a Planetary Health Alliance tem uma vasta produção científica, destinada a interferir positivamente nas decisões históricas contemporâneas.
“A Saúde Planetária conecta-se com as preocupações ambientais e climáticas contemporâneas, com as questões de sustentabilidade, com o movimento One Health (Saúde Única), construindo uma compreensão enriquecida sobre as condições da vida na Terra e os padrões de saúde visados, e propondo possibilidades para a solução conjunta de problemas na saúde do planeta e dos humanos, indivíduos e sociedades. É, portanto, uma nova agenda global, que se renova quando celebra 10 anos de sua inauguração.”
Painel Transdisciplinar e discussão de casos
A metodologia do evento seguirá o formato de painel transdisciplinar, buscando integrar diferentes campos do saber para fomentar uma comunicação criativa e construtiva do conhecimento. A curadoria está sob responsabilidade da professora Olga Falceto e envolverá palestras, seminários, oficinas, publicações e ações curriculares e de extensão.
Um dos destaques da programação será o seminário complementar “Etnografia da cidade transtornada”, que analisará relações multiespécie e riscos à saúde humana no ambiente dos catadores de materiais recicláveis.
Confira a programação do evento
3 de abril
Auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados
9h: Abertura do evento, com falas do prof. Francisco Marshall, diretor do Ilea; da profa. Olga Garcia Falceto, curadora do Painel Transdisciplinar Ilea Saúde Planetária; profa. Marília Albornoz Stein, curadora de música deste Painel; e da reitora Márcia Barbosa.
Mestra Gãh Té, xamã Kaingang, com o chocalho Syg Syg: Ritual de abertura – A articulação dos saberes do universo pela saúde plena.
9h30: Leitura dramática de resumo do artigo original Safeguarding human health in the Anthropocene epoch: report of The Rockefeller Foundation–Lancet Commission on planetary health, publicado na The Lancet, v. 386, issue 10007, Nov. 2015.
Conferências:
– Profa. Cristina Romanelli, Organização Mundial da Saúde, Programa Biodiversidade, Mudança Climática e Saúde, de Montreal (Canadá), por meio digital.
– Prof. António Mauro Saraiva, Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), coordenador da Saúde Planetária Brasil.
– Profa. Raquel Santiago, Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, coordenadora do Hub Latino-Americano da Planetary Health Alliance.
– Depoimento musical: Heloísa Marshall, “Notas para o apocalipse”.
– Profa. Tatiana Camargo, Faculdade de Educação da Ufrgs, representante da Ufrgs na Saúde Planetária Brasil, subcoordenadora do Hub Latino-Americano da Planetary Health Alliance.
Sala 111 – Sala da Interação Criativa – tarde: 14h – 17h
– Inspiração musical: Loua Pacôm Oulaï, Costa do Marfim
– Curadoria coletiva e criativa em Saúde Planetária, com a participação de debatedoras convidadas e de toda a comunidade mobilizada para este painel. Finalidade: conceber a programação continuada para os próximos tempos.
4 de abril
10h: Planejamento da prospecção de campo Etnografia da cidade transtornada. Coordenação: Profa. Tatiana Camargo
13h30: Partida do ônibus da Ufrgs para visita à Associação dos Catadores de Porto Alegre (para reservar lugar no ônibus, as inscrições devem ser enviadas ao e-mail [email protected]).
16h30: Retorno ao Ilea e encerramento do seminário.
