A Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior, que foi instaurada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), dará início às suas atividades nesta quinta-feira (3), com a definição do plano de trabalho da comissão. A sessão está prevista para acontecer às 11h, no plenário da casa.
A CPI do Rio Melchior foi oficialmente instaurada pela CLDF em 18 de fevereiro de 2025, pelo presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB-DF), e oficializada por meio do requerimento nº 804/2023.
O Rio Melchior está localizado entre Samambaia e Ceilândia e Sol Nascente e deságua no Rio Santo Antônio do Descoberto. A Comissão investigará as causas da contaminação da água do rio, além de apurar a omissão de órgãos fiscalizadores e as empresas envolvidas no despejo de resíduos no local. O Rio Melchior foi classificado pelo Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal na categoria mais crítica de contaminação ( Classe 4), proibindo qualquer contato humano, atividade de pesca ou irrigação.
A criação da Comissão é vista como uma vitória da sociedade civil, especialmente do Movimento Salve o Rio Melchior, que desde 2018 tem denunciado crimes ambientais, poluição do rio e seus impactos na saúde da população local.
Para o ativista do Movimento Salve o Rio Melchior, Newton Vieira, a abertura da Comissão de Inquérito será fundamental para salvar o rio. “Nós do movimento acreditamos verdadeiramente que a CPI do Rio Melchior será fundamental para salvá-lo. Ela vai trazer dignidade às pessoas que moram próximas ao rio. Acredito também que essa Comissão será extremamente técnica, dando voz aos cientistas e seus estudos”. Vieira ainda completa: “será um exemplo de revitalização e preservação dos recursos hídricos, deixando um legado de proteção para a humanidade”.
A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF) é a presidenta da comissão, Joaquim Roriz Neto (PL-DF) é o vice e a relatoria ficará a cargo de Daniel Donizet (MDB-DF). Também são titulares da CPI os parlamentares, Gabriel Magno (PT-DF) e Rogério Morro da Cruz (PRD-DF). Os suplentes são, respectivamente, Max Maciel (Psol-DF), Chico Vigilante (PT-DF), Thiago Manzoni (PL-DF), Martins Machado (Republicanos-DF) e Hermeto (MDB-DF).
:: Receba notícias do DF no seu Whatsapp ::