A passagem de uma frente fria que avança pelo Sul do país e chega ao Rio de Janeiro vai causar uma mudança brusca no tempo, com chuva forte e queda de temperatura. Essa condição está prevista a partir da sexta-feira (4) e vai se estender para um fim de semana de temporal.
Segundo a Climatempo, a cidade pode ter um “volume excepcional” de chuva, que oferece riscos e potencial de transtornos. Já nesta quinta-feira (3), o tempo começa a ser influenciado pela pré-frontal, que provoca um aumento de temperatura antes da frente fria.
A aproximação da frente fria vai provocar nuvens e temporais isolados à tarde e à noite. A partir de sexta-feira (4), a mudança no tempo será brusca, com pancadas de chuva forte e trovoadas, além de derrubar para 21ºC os termômetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda atenção aos acumulados de chuva que podem ultrapassar os 100 mm no estado do Rio, incluindo o litoral sul, a região serrana e a capital. A temperatura mínima pode chegar a 18ºC no domingo (6).
Acumulado de chuva crítico
Com previsão de chuva contínua, a Climatempo alerta para potencial risco de enchentes, enxurradas e alagamentos das vias urbanas. Além disso, não se descarta o risco de deslizamentos.
“Este é um aviso muito importante, visto que se assemelha a outros eventos de chuva extrema com grande impacto para a população, que ocorreram em Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e Paraty nos últimos anos”, informa a Climatempo.
Os modelos meteorológicos de previsão do tempo indicam acumulados elevados de sexta (4) até domingo (6), sendo sábado (5) o dia mais crítico. O volume esperado para apenas um desses dias pode superar a média para todo o mês de abril, que de acordo com o Inmet é entre 100 e 140 mm.