A Polícia Federal (PF) indiciou Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por vazar informações para uma série de reportagens do jornal Folha de S. Paulo. A notícia foi um dos destaques da 2ª edição desta quarta-feira (2) do programa Conexão BdF, produção da Rádio Brasil de Fato.
No indiciamento, a PF aponta que o objetivo do ex-assessor seria desacreditar o judiciário e atrapalhar as investigações sobre grupos que propagam fake news. O órgão ponderou que não caberia intimar os repórteres que publicaram as informações a depor devido ao sigilo da fonte, previsto na Constituição. As reportagens expuseram o modus operandi do ministro quando ele era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As investigações foram concluídas após a quebra de sigilo do ex-assessor, que foi demitido em 2023. Tagliaferro atuava na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), do TSE, e foi mandado embora após ser preso, em 9 de maio daquele ano, sob a acusação de violência doméstica.
Na quebra de sigilo, foram encontradas conversas dele com a esposa, nas quais ele indica que teria conversado com a Folha. O delegado responsável pelo caso, Thiago Batista Peixe, afirma, contudo, que o objetivo do vazamento era “arranhar” a imagem de Moraes e prejudicar a investigação sobre grupos criminosos que divulgam fake news.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.