No próximo domingo (6), acontecerá em São Paulo a 5ª edição da Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado. O ato está previsto para começar às 15h, e tem concentração marcada em frente ao antigo Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), na Rua Tutoia. Os participantes seguirão até o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Ibirapuera.
Neste ano, a caminhada adota o lema “Ainda Estamos Aqui”, inspirado no filme de Walter Salles, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a luta da mãe do escritor, Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, desaparecido político durante a ditadura militar, pela busca por justiça e verdade. A história ganhou destaque internacional com a vitória da atriz Fernanda Torres no Globo de Ouro e a conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional.
O evento tem como objetivo mostrar a necessidade de preservar a memória histórica e combater a impunidade das violências cometidas pelo Estado, tanto no período ditatorial quanto nos dias atuais. A iniciativa também busca mobilizar a sociedade contra a violência institucional ainda presente no país. “Se você ainda assiste sistematicamente nos telejornais a violência cometida pelo Estado e não compactua com seu modo de atuação, caminhe conosco neste evento!”, publicou a organização Núcleo Memória em suas redes sociais.
A caminhada é organizada pelo Movimento Vozes do Silêncio, representado pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, Instituto Vladimir Herzog e a Organização dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Conta ainda com apoio de diversas organizações da sociedade civil, como a Anistia Internacional Brasil, a Comissão Arns e a União Nacional do Estudantes (UNE), além do mandato do deputado estadual Antonio Donato (PT), autor da lei que incluiu o evento no calendário oficial da cidade de São Paulo.
Serviço
5ª Caminhada do Silêncio
Data: 6 de abril de 2025
Horário: 15h
Local de concentração: Antigo DOI-Codi (Rua Tutoia, 921, Vila Mariana)
Destino: Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos (Parque Ibirapuera, próximo ao Portão 10)