Se encerra nesta sexta-feira (4) o prazo para inscrições no Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-metragens (CurtaLab), uma formação gratuita voltada para profissionais de audiovisual em início de carreira. Realizado no Recife (PE), o evento acontece durante quatro dias, de 22 a 25 de abril, com aulas, mentorias e encontros com profissionais do audiovisual. As inscrições também são gratuitas e devem ser realizadas no site do evento (clique aqui).
As vagas são voltadas para profissionais que residem ou atuam nos estados das regiões Nordeste e Norte do Brasil. As pessoas que vivem em Pernambuco têm um prazo maior para inscrições, até o dia 11 de abril, sem a necessidade de apresentar um projeto de curta. Mas os interessados que residem fora de Pernambuco devem ter ao menos um projeto de curta-metragem em desenvolvimento ou pós-produção. Os selecionados terão passagem aérea, hospedagem e alimentação custeadas pelo CurtaLab.
O laboratório audiovisual é idealizado pelos cineastas Enock Carvalho e Matheus Farias. “O CurtaLab é voltado para a experimentação, para que os realizadores em início de carreira busquem seu estilo, seu traço autoral. E o curta-metragem é esse lugar de experimentação da linguagem, da narrativa – e a partir disso encontrar seu estilo próprio de realizar filmes e contar histórias”, explica Matheus, que fez as montagens de Retratos Fantasmas e O Agente Secreto, ambos de Kleber Mendonça Filho.
A possibilidade de troca de experiências entre profissionais de diferentes origens é celebrada por Enock Carvalho. “Esse intercâmbio artístico e cultural entre os artistas do Norte e Nordeste é um pilar desta edição”, comemora ele, que foi aluno da Locarno Industry Academy e trabalhou com filmes como Bacurau, também de Kleber Mendonça.
Durante os dias de laboratório os participantes receberão formações voltadas principalmente para roteiro e criação. Além das aulas, o conteúdo será aprofundado no ciclo Conversas de Cinema (que convida diretores e roteiristas experientes) e nos Encontros de Desenvolvimento (consultorias para selecionados com projetos). A programação completa do 3º CurtaLab ainda não foi divulgada, mas os interessados podem aguardar no site (clique aqui) ou na página do laboratório no Instagram (clique aqui).
O laboratório pretende selecionar 30 profissionais. O objetivo é ter 12 participantes (de Pernambuco ou não) que já possuem projetos. Além das atividades do laboratório, essas pessoas receberão consultorias direcionadas para os seus filmes facilitadas por cinco profissionais convidados. O melhor projeto será premiado com R$5 mil. Outros 18 participantes sem projetos (obrigatoriamente de Pernambuco) não terão acesso às consultorias, mas a todos os demais serviços oferecidos no CurtaLab.
A lista de tutores que prestarão consultoria aos projetos tem os experientes Enoque Carvalho e Matheus Farias, além dos convidados Gabriel Mascaro, diretor e roteirista pernambucano que assina Boi Neon, Divino Amor e acaba de ganhar o Urso de Prata no Festival de Berlim com o longa O Último Azul; a diretora e roteirista Juliana Rojas, que assina o longa Cidade: Campo, o curta As Boas Maneiras e a série 3%; e o roteirista e sript doctor Aleksei Abib, que contribuiu com filmes como Mais Forte que o Mundo, De Menor e Elena. Em edições passadas, Kléber Mendonça Filho foi convidado.
O CurtaLab é realizado pela Gatopardo Filmes, produtora fundada em 2016 por Enock Carvalho e Matheus Farias e que coleciona mais de 60 prêmios, além de filmes exibidos em festivais do porte do Sundance (EUA), BFI Flare London (Reino Unido) e Festival do Rio.
O laboratório é financiado com recursos públicos obtidos via Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, captados através de edital da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado.