Nessa sexta-feira (4), a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), organização que atua há 51 anos na defesa de direitos no Brasil, apresenta a 5ª edição do Projeto Música & Direitos Humanos. A cantora e compositora Marisa Monte e a Orquestra Afrosinfônica, regida pelo maestro Ubiratan Marques, são a atração do evento beneficente e apresentam show inédito na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA). O concerto, cujos ingressos já estão esgotados, tem como objetivo mobilizar recursos para o Programa de Pequenos Projetos da Cese.
“Estou muito empolgada com a possibilidade de trabalhar com o maestro Ubiratan Marques e a extraordinária Orquestra Afrosinfônica. É uma orquestra com uma linguagem própria e uma identidade única. Estamos preparando o repertório e arranjos desde 2024 e não vejo a hora de cantar junto com a Afrosinfônica e colocar em prática as nossas ideias”, salienta Marisa Monte.

Já o maestro Ubiratan Marques salienta a importância do evento e da luta por justiça social e direitos. “Muito importante falar dos direitos humanos porque é um evento, como o [Gilberto] Gil fala, cultura não é extraordinário, é ordinário porque é a história das pessoas, a vida das pessoas. Cuidar dessas pessoas é fortalecer a nossa raiz e cuidar cada vez mais dos nossos jardins. A música é como a chuva, no lugar que ela cai ela toma forma daquele lugar. Deixa chover.”
Cinco décadas de luta
Ao longo de 51 anos, a Cese já apoiou mais de 14 mil projetos de organizações populares de todo o Brasil, impactando mais de 10 milhões de pessoas. Com sede em Salvador, a entidade oferece apoio a pequenos projetos, ajudando a fortalecer organizações e movimentos populares em âmbito nacional. A diretora-executiva da organização, Sônia Mota, salienta que, com o evento, a Cese busca dar visibilidade às lutas sociais “através da arte e cultura com suavidade e beleza, mas, atrelado às causas que defendemos e acreditamos”, destaca.
A diretora também destaca os desafios da entidade na luta por direitos, sobretudo para a população que mais sofre com as desigualdades no país, que é o público-alvo da Cese.
“Esta luta é árdua, ainda mais quando no Brasil existe muita desinformação e até mesmo preconceito quando se fala em direitos humanos”, completa.
Mota destaca a escolha da Orquestra Afrosinfônica para esta edição do projeto. “A orquestra tem um importante trabalho que preserva e valoriza a cultura baiana, a herança do povo negro. E a cantora e compositora Marisa Monte, através da sua trajetória artística, tem demonstrado engajamento e sensibilidade para as questões que envolvem defesa de direitos. Será um encontro lindo e potente”.
Nos anos de 2013 e 2014, os convidados do Música e Direitos Humanos foram a Orkestra Rumpilezz e o cantor Lenine; em 2015, Maria Bethânia e Afrosinfônica; e, em 2018, Gilberto Gil e Rumpilezz.
Serviço:
O quê – Cese Música e Direitos Humanos: Orquestra Afrosinfônica convida Marisa Monte
Data: 4 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador
Ingressos esgotados