Tiveram início na última terça-feira (1º), os encontros preparatórios para a 4ª Conferência Municipal LGBTI+ do Recife. Chamadas de “pré-conferências”, as reuniões circulam por várias regiões da cidade e têm por objetivo escutar as demandas da população para elaborar diretrizes e políticas públicas que reduzam a discriminação, enfrentem o preconceito e qualifique o acesso a direitos para esta parcela dos recifenses. Os eventos seguem até o dia 15 de abril e são abertos à participação de todas e todos.
No total são sete encontros preparatórios, passando por todas as regiões político-administrativas (RPAs) do Recife. Além de apresentarem propostas para o combate à LGBTfobia no Recife e sugerirem melhorias no acesso a políticas públicas, os participantes também elegem dez representantes entre os presentes para serem “delegados” e “delegadas” com direito a voto na Conferência LGBTI+ do Recife, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, tendo como tema “Estabelecendo redes e fortalecendo a política municipal dos direitos das pessoas LGBTI+”.
Na noite desta quinta-feira (3), a pré-conferência acontece no Compaz do Alto Santa Terezinha (RPA 2), a partir das 18h. No sábado (5) é a vez do bairro da Várzea debater a melhoria no acesso a direitos para pessoas LGBTs, com a pré-conferência na Escola de Arte João Pernambuco, a partir das 14h. Na terça-feira (8) é a vez das LGBTs da RPA 3 se reunirem na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em frente ao Instituto Nacional doSeguro Social (INSS) de Casa Amarela. Veja o calendário completo das próximas reuniões ao fim da matéria.
Leia: Grupo gay usa esporte como forma de resistência no Recife
No Recife, homens trans promovem espaço seguro e lutam por inclusão através do esporte
As pessoas devem se inscrever pelo site da conferência (clique aqui), preenchendo o formulário e informando em qual dos encontros tem interesse em participar. Há um limite de 50 vagas por evento, mas caso estas vagas se esgotem, é possível ir diretamente ao local e pedir para participar. As vagas estão sujeitas à lotação dos locais. Para participar dos encontros e debates não precisa ser LGBT, mas o ideal é que as delegadas e delegados sejam todas LGBTs.
Toda a agenda de pré-conferências e da conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTI+ e pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife. O secretário Marco Aurélio Filho (PV) considera que os encontros criam “um espaço de diálogo em que essas vozes são ouvidas e valorizadas”. “A comunidade LGBTI+ vai discutir suas demandas, compartilhar suas experiências e contribuir com a construção de políticas públicas”, diz. O secretário destaca que “o objetivo é fortalecer os Direitos Humanos, a igualdade e o respeito”, conclui.
A Conferência LGBTI+
Prevista para acontecer de 15 a 17 de maio, o evento foi pensado em quatro eixos: enfrentamento às violências e promoção da segurança; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidades, incluindo a relação entre a vida LGBT e questões raciais, de gênero, etárias, deficiências etc; e os desafios para a institucionalização da Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+, dialogando com as temáticas da educação, saúde, cultura, assistência social etc.
Calendário de pré-Conferências LGBTI+ do Recife em 2025
RPA 1 – centro
Terça-feira (1º de abril), às 18h
Escola Municipal Pedro Augusto, na rua Barão de São Borja, nº 279, Soledade.
RPA 2 – zona norte
Quinta-feira (3 de abril), às 18h
Compaz Eduardo Campos, na avenida Aníbal Benévolo, Alto Santa Terezinha.
RPA 4 – zona oeste
Sábado (5 de abril), às 14h
Escola Municipal de Arte João Pernambuco, na rua Barão de Muribeca, nº 116, Várzea.
RPA 3 – zona norte
Terça-feira (8 de abril), às 18h
Escola Profissionalizante Dom Bosco, na Estrada do Arraial, nº 2900, Casa Amarela.
RPA 6A – zona sul
Sábado (12 de abril), às 8h
Compaz Atriz Leda Alves, na rua José Rodrigues, no Pina;
RPA 6B – zona sul
Sábado (12 de abril), às 8h
Compaz Paulo Freire, na ladeira da Cohab, nº 10, Ibura.
RPA 5 – zona sul
Terça-feira (15 de abril), às 18h
Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na rua Ernesto Cavalcanti, nº 41, Mustardinha.