Nesta quinta-feira (3), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) a Lei 13. 13.605 que reconhece a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. A deputada estadual Cida Ramos (PT) – autora da propositura – cita na justificativa a importância do cordelista paraibano Leandro Gomes de Barros. Natural de Pombal (PB), ele é considerado o criador do cordel brasileiro ou “pai do cordel brasileiro”.
“O reconhecimento da literatura de cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba representa não apenas uma valorização da herança cultural do estado, mas também um compromisso com a preservação, a educação e a valorização das tradições populares que formam a essência da identidade paraibana”, afirma a deputada, no texto do então Projeto de Lei (PL).
Conforme ainda a justificativa, a lei vai permitir a implementação de políticas públicas que visibilizem e preservem a literatura do cordel, incentivando, por exemplo, a formação de novos cordelistas.

Desde 2018, a literatura de cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Em homenagem à data de nascimento de Leandro Gomes de Barros, o Dia do Cordelista é celebrado no 19 de novembro.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)