Diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo sofreram consequência da chuva forte nas últimas horas. Os temporais deixaram pessoas desabrigadas e causaram deslizamentos, alagamentos e fechamentos de rodovias.
Na cidade de Angra dos Reis (RJ), pelo menos 130 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para abrigos da prefeitura. O município registrou 15 pontos de deslizamentos e dezenas de árvores caíram. Ninguém ficou ferido
No bairro Belém, uma casa e um veículo foram soterrados. Entre a noite de sexta-feira (4) e a manhã deste sábado (5) seis pontos foram alagados nos bairros Vilaje, Pontal, Parque Belém, Verolme, Camorim e Parque Mambucaba. Esse último foi o mais afetado e as autoridades tiveram que fazer resgates de bote.
A capital fluminense também enfrentou chuva forte nas últimas 24 horas e o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio segue em monitoramento da região.
Dez sirenes do Sistema de Alerta e Alarmes foram acionadas pela Defesa Civil do município nas comunidades da Formiga, Andaraí e Borel, na Grande Tijuca. Os equipamentos foram desmobilizados por volta das 08h30 da manhã deste sábado (5)
Mais de 40 chamados foram atendidos, entre deslizamentos, desabamentos e alagamentos. Na sexta-feira (4), a margem de um rio cedeu na região de Bangu. Na madrugada de sábado, uma escada desabou no Morro do Andaraí.
A cidade está sob aviso de ressaca marítima até domingo (6). Por conta da alteração das marés, a ciclovia Tim Maia está fechada preventivamente.
Diversos trechos da rodovia Rio-Santos (BR-101), foram bloqueados na sexta-feira à noite. Na manhã desde sábado, havia pelo menos quatro interdições mantidas, todas no sentido São Paulo.
Entre os municípios paulistas, o maior volume de chuva foi registrado em Ubatuba, no litoral norte. Uma família chegou a ficar ilhada com um bebê de quatro meses.
Os bombeiros resgataram mais de 10 pessoas em uma área alagada no bairro Taquaral; entre elas, crianças e idosos. Todas as vítimas foram encaminhadas para um abrigo municipal e não houve feridos.
Neste sábado, a região deve continuar chuvosa e a Defesa Civil alerta para que a população tome precauções . “Como o solo já se encontra bastante encharcado devido aos altos acumulados registrado, recomenda-se atenção redobrada às áreas de risco” disse o órgão em nota.
A região sul do Espírito Santo também foi atingida por temporais. Os municípios mais atingidos foram Mimoso do Sul, Irupi, Guaçuí, Castelo, Alegre e Muniz Freire.
Em Castelo, uma igreja foi atingida por uma enxurrada durante a madrugada e diversos objetos, entre peças litúrgicas e móveis, foram destruídos.
Na cidade de Alegre, uma praça foi inundada e comércios locais ficaram alagados. Segundo a Defesa Civil do estado, o alerta para chuva forte segue ao longo do fim de semana.