Os resultados da pesquisa Datafolha divulgados neste sábado (5) mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o maior índice de intenções de voto para as eleições de 2026 e venceria todos os nomes apontados como potenciais candidatos da direita.
No cenário que inclui Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível após condenação por abuso de poder, Lula tem 36%, enquanto o direitista tem 30%. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) tem 7%, e o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) tem 5%. O levantamento também inclui o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que aparece com 12%.
O presidente também ganharia se concorresse com outros membros da família Bolsonaro. Com Eduardo Bolsonaro (PL), ele tem 35% contra 11%. Em uma eventual disputa com Michelle Bolsonaro, Lula mantém os 35% e a ex-primeira dama teria 15%.
Nas projeções em que o nome de Bolsonaro não aparece, o presidente também lidera e tem 35% das intenções de voto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 15% e Ciro e Marçal têm 11% cada.
Em uma disputa somente com Tarcísio e Marçal, o petista chega a 43%, o governador alcança 24% e o coach tem 15%.
A pesquisa indicou também que a popularidade de Lula teve melhora. O índice de quem avalia a gestão dele como ótima ou boa subiu 24%, em fevereiro para 29%. Já a porcentagem de pessoas que consideram a gestão do petista ruim ou péssima saiu dos 41% no mês retrasado para 38% agora.
Lula é o favorito para as eleições em todas as faixas etárias, recortes de renda e escolaridade.