Na última sexta-feira (4), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Comenda Porto do Sol a Chico Paiva, neto do ex-deputado federal Rubens Paiva e de Eunice Paiva. A honraria reconhece indivíduos que contribuem significativamente para a sociedade. A iniciativa partiu do vereador Roberto Robaina (Psol), com apoio da deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS).

A cerimônia contou com a presença de integrantes da Associação de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS, Movimento Mães e Pais pela Democracia, lideranças sindicais, estudantes, políticos, como a deputada estadual Luciana Genro (Psol) e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), além de lideranças de movimentos sociais. Para compor a mesa oficial da sessão solene, Robaina convidou a deputada federal Fernanda Melchionna (Psol), o ex-governador Olívio Dutra (PT) e o jornalista, escritor e ex-preso político Flávio Tavares.
“A concessão da Comenda Porto do Sol a Chico Paiva reforça o reconhecimento de sua dedicação à promoção dos valores democráticos e à memória daqueles que lutaram por um Brasil mais justo”, afirmou Robaina.
Paiva também participou, pela manhã, junto com estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e da região metropolitana, da exibição do filme Ainda Estou Aqui no Cine Bancários e de um debate com a deputada estadual Luciana Genro sobre a ditadura civil-militar.
E à noite, de uma mesa sobre memória e justiça, no salão 2 de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), junto à Comissão da Verdade da universidade, representada pela jurista Roberta Baggio e pelo cineasta Carlos Gerbase. O debate foi organizado pelo professor Francisco Marshall.
Trajetória de Chico Paiva
Aos 36 anos, João Francisco Paiva Avelino, conhecido como Chico Paiva, é advogado e atua como diretor de Descarbonização e Finanças Verdes no Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, em Brasília. Filho de Vera Paiva, primogênita de Rubens e Eunice, Chico cresceu em uma família marcada pela luta em prol da democracia. Embora não tenha conhecido o avô, desaparecido durante a ditadura militar, ele se inspira na história familiar para promover mudanças sociais.
Além de sua atuação profissional, Chico esteve presente na cerimônia do Oscar, celebrando a vitória do filme Ainda Estou Aqui, que retrata a história de sua família. Ele elogiou a sensibilidade do diretor Walter Salles ao abordar a temática da ditadura militar sob a perspectiva familiar.
