Inscrita no calendário oficial do Distrito Federal, a tradicional Festa de Abrição do Fuá de Seu Estrelo será realizada neste sábado (12) e marca o início das atividades do grupo, que acontecem sempre em abril.
“São 21 anos de celebração em homenagem a Sinhá Sereia Laiá, figura encantada dos ritos e mitos daqui do nosso Cerrado, um tradicional festejo com fervor de eternidade, com um poder cultural medicamentoso de lavar almas e refrescar corações”, comenta Mestre Tico Magalhães, fundador do Fuá de Seu Estrelo.
Este ano, o evento também comemora a recente oficialização do grupo como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, que aconteceu em março do ano passado. Além da Festa de Abrição, o Centro Tradicional de Invenção Cultural promove as festas Fuazeiro (em junho) e Alada (em setembro), que também fazem parte do calendário oficial do DF.
As comemorações fazem parte do projeto Festas Vivas, que promove rodas de conversa e reflexões sobre a importância das festas populares na formação de identidades e territórios. O Fuá de Seu Estrelo, que surgiu na Vila Cobra Coral, se tornou uma referência da cultura popular de Brasília.
As atividades serão realizadas no Centro Tradicional de Invenção Cultural, localizado na Vila, na 813 da Asa Sul, região do Plano Piloto. O espaço onde o grupo se reúne é visto como um lugar de resistência e troca de saberes, onde se misturam manifestações culturais, memória e religiosidade. “Nossa tradição é moldada pelo território. Foi essa comunidade que possibilitou a festa e a fez se tornar o que é hoje”, diz Mestre Tico.
Abrição
O ponto de partida da celebração é a aula-espetáculo que acontece na quarta-feira (9), às 19h, conduzida pela Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e Henrique Menezes (MA). Eles vão compartilhar saberes populares relacionados ao Tambor de Mina, candomblé e outras manifestações populares como o Bumba-meu-boi e o Divino Espírito Santo. O local também terá uma praça de alimentação, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.
No sábado (12), o evento começa às 18h30, com apresentações da Orquestra Alada Trovão da Mata, Afoxé Oxum Pandá (PE), Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e Boi Marinho (PE).
Uma das atrações será o grupo pernambucano Afoxé Oxum Pandá, que celebra 30 anos de existência e de valorização da cultura afro-brasileira. “Será nossa primeira vez na festa e estamos muito contentes para levar muito Ijexá, música de origem africana, com um repertório que abrange a trajetória musical do grupo dentro dos cinco álbuns”, antecipa Jorge Féo, produtor e vocalista do grupo.
Programação
Quarta-feira (9/4)
- 19H Aula espetáculo com Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e Henrique Menezes (MA)
Sábado (12/4)
- 18:30H Abertura do Festejo
- 19H Orquestra Alada Trovão da Mata
- 21H Afoxé Oxum Pandá (PE)
- 23H Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
- 00h Boi Marinho (PE)
Serviço
Festa de Abrição do Fuá de Seu Estrelo
9 de abril, às 19h; e 12 de abril, às 18h30
Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul
Entrada: 1 kg de alimento não perecível