O Dia do Jornalista foi celebrado nessa segunda-feira (7) com um duplo evento no salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS): a entrega da medalha Alberto André a 11 comunicadores gaúchos pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e o lançamento da 5ª edição do Prêmio Themis pelo TJRS.

Dois decanos do jornalismo gaúcho, Antônio Oliveira e Elmar Bones da Costa, ambos com mais de 50 anos de profissão, foram destaque entre os agraciados.
Os demais profissionais foram Alisson Coelho, Ana Amélia Lemos, Fernando Zanuzo, Gabriela Mendonça, Ricardo Chaves (in memoriam), Mary Silva, Romar Beling e Tânia Moreira. Quem recebeu a medalha destinada a Ricardo Chaves (Kadão), que morreu na última sexta-feira (4), foi a família dele presente na solenidade.

O presidente da ARI, José Nunes, saudou a parceria com o Judiciário gaúcho no reconhecimento dos trabalhos realizados pelos profissionais da imprensa.
“A Medalha Alberto André é um símbolo do comprometimento do jornalismo com a ética, que também está fortemente representada aqui nesta parceria que temos com o Tribunal de Justiça, com a nossa missão de promover a informação com muita responsabilidade social para que possamos transformar a sociedade”, afirmou.

Todos os premiados falaram sobre sua trajetória e suas vidas. Antônio Oliveira e Elmar Bones, no entanto, foram um pouco além, mostrando preocupação com o futuro do jornalismo, comprometido pelo uso indiscriminado da divulgação de notícias por meio de redes sociais sem a clareza e a ética essenciais à profissão.

Oliveira lembrou as prisões de seus companheiros da Coojornal (Cooperativa dos Jornalistas) durante os anos de ditadura. Já Elmar Bones falou sobre a trajetória de Alberto André, que sempre primou na luta pela liberdade de imprensa e na defesa de seus colegas de profissão.
Prêmio Themis
O Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto, fez uma homenagem ao fotógrafo Ricardo Chaves, lembrando a trajetória do profissional que atuou por mais de 30 anos na imprensa gaúcha. Ao parabenizar os profissionais pela data, o magistrado recordou seu pai, Alberto Delgado Filho, que também era jornalista.
“Os jornalistas promovem a aproximação com a sociedade e, neste momento difícil da humanidade em função das fake news, o papel dos profissionais é cada vez mais fundamental. O nosso Prêmio Themis tem o objetivo de valorizar este trabalho desenvolvido por tantos jornalistas que atuam na cobertura dos nossos julgamentos e das nossas iniciativas”, disse.
“A imparcialidade é fundamental nesta nobre missão de manter a sociedade bem informada e, por isso, a imprensa merece todo o respeito e apoio do Poder Judiciário no exercício de sua função”, concluiu.

O evento foi aberto com música latino-americana interpretada pelo servidor do TJ Demétrio Xavier, que também é músico. Ele cantou um clássico da música latino-americana, denominada Los Hermanos.
