No próximo dia 23 de abril é celebrado o Dia Nacional do Choro, ritmo musical nascido nas ruas do Rio de Janeiro (RJ). Mas, no Recife, o Conservatório Pernambucano de Música dá início a uma série de atividades gratuitas em homenagem ao “chorinho” já a partir desta quarta-feira (9), seguindo até a sexta-feira (11). A programação conta com apresentações ao vivo e oficinas, destacando a riqueza deste que é considerado o primeiro estilo musical urbano tipicamente brasileiro.
Na noite desta quarta-feira (9), o musicista pernambucano João Paulo Albertim e o grupo paulista Fios de Choro se apresentam no conservatório a partir das 19h. Na quinta-feira (10), o compositor, arranjador e bandolinista Marco César, referência estadual e nacional no choro, se apresenta a partir das 19h30 junto ao Quinteto da Paraíba. Marco César é ex-professor do conservatório e é também o homenageado da programação. No fim da tarde da sexta-feira (11), uma roda de choro acontece na escola.
Leia também: Não é só ignorância, é preconceito
Filme expõe desigualdade no acesso a água potável no Recife; saiba onde assistir
Vacina contra a influenza entra no calendário de rotina para grupos prioritários; saiba quem são
Além das apresentações, o público interessado também pode participar de oficinas e workshops sobre este ritmo instrumental tão marcante. As atividades educativas são voltadas aos instrumentos de bandolim e cavaquinho, além de workshops com Marco César e João Paulo Albertim, unindo o aprendizado e a vivência prática. A gerente geral do Conservatório Pernambucano de Música, Janete Florêncio, reforça o compromisso da instituição com a valorização da cultura musical brasileira. “O choro é um patrimônio do Brasil e iniciativas como esta são fundamentais para mantê-la viva”, pontuou.
Programação de choro do conservatório de Música:
Quarta-feira (9)
9h às 12h – Oficina de Bandolim com Marco César
14h às 17h – Workshop com Marco César
19h – apresentação musical de João Paulo Albertim
20h – apresentação musical do grupo Fios de Choro (SP)
Quinta-feira (10)
9h às 12h – Oficina Cavaquinho com João Paulo Albertim
14h às 17h – Workshop com João Paulo Albertim
19h30 – apresentação musical de Marco César e Quinteto da Paraíba + homenagem
Sexta-feira (11)
9h às 12h – Oficina de Pandeiro com o grupo Fios de Choro
14h às 17h – Workshop e apresentação com uma roda de choro