A 3º edição do prêmio Me Conta: Soluções Criativas está com inscrições abertas até o dia 11 de abril e podem ser feitas neste link. A premiação faz parte do Programa Catavento, realizado pela Associação Cultural Vila Flores, localizado no Quarto Distrito, em Porto Alegre.
Inspirado na metodologia de financiamento instantâneo e facilitado criado na Holanda, conhecida como Boiling, o prêmio Me Conta: Soluções Criativas promove a divulgação de projetos com impacto social positivo e incentiva a participação direta da comunidade na escolha das propostas que serão colocadas em prática. Através de um processo colaborativo, o método valoriza o engajamento do público tanto na votação quanto no financiamento das iniciativas. Nesta edição, a premiação foca em viabilizar soluções criativas para minimizar os impactos das enchentes, com atenção especial para o Quarto Distrito.

A edição deste ano é voltada para projetos que consideram os temas de circularidade, colaboração e Economia Criativa. Podem concorrer propostas que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios: reaproveitamento de materiais, inserção em um dos segmentos da Economia Criativa – como arquitetura, artes visuais, audiovisual, design, educação, gastronomia, moda, música, marketing e tecnologia – ou desenvolvimento de soluções criativas de forma colaborativa.
Estão aptos a participar proponentes com CNPJ, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU), Sociedades Empresárias Limitadas (LTDA), Associações, Cooperativas, ONGs, entre outros. Projetos realizados no Quarto Distrito de Porto Alegre terão prioridade na seleção.
Após o encerramento das inscrições, cinco propostas serão escolhidas por uma comissão especializada nos temas do Programa Catavento. Os selecionados participarão de um processo de preparação de apresentações em formato pitch, com duração de quatro semanas, e receberão assessoria da equipe da Associação Cultural Vila Flores.

As apresentações finais acontecerão em um evento presencial e aberto ao público, marcado para maio, no próprio Vila Flores. Durante o evento, o público será incentivado a doar R$ 10, recebendo em troca uma cédula de votação para escolher o projeto com que mais se identificarem. Além de votar, os participantes poderão se voluntariar ou oferecer sugestões a todos os projetos, incentivando a formação de redes empreendedoras colaborativas.
A votação também ocorrerá virtualmente: cada projeto será publicado no Instagram do Programa Catavento e a cada cinco curtidas, um voto extra será computado. Ao final, a proposta com maior número de votos (presenciais e virtuais) receberá o valor total arrecadado com a bilheteria, além de um prêmio adicional de R$ 3 mil.
O projeto vencedor terá até dois meses para ser executado, com suporte da equipe do Vila Flores. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do programa.
Encontro debate economia colaborativa e circular
Além da premiação, o Programa Catavento promove no dia 12 de abril o Encontro em Economia Colaborativa e Circular, evento que reunirá especialistas para palestras e debates interativos com o público. O objetivo é fomentar o diálogo sobre práticas sustentáveis, inovação social e articulações coletivas no campo da Economia Criativa.
O encontro contará com a participação de Juliana Sehn (RS Criativo), Cleiton Chiarel (urbanauta e cientista), Jorge Piquet (idealizador do Distrito C), Marina Giongo (designer de moda), Alnilam Orga (jornalista e comunicador social) e Ricardo Abussafy (pesquisador e consultor socioambiental). As mediações serão feitas por Paula Visoná (pesquisadora de Economia e Indústrias Criativas) e Karine Freire (doutora em Design).
A atividade acontece das 14h30 às 18h, no Vila Flores, localizado na rua São Carlos, 759, bairro Floresta, em Porto Alegre. A entrada é gratuita.
Todas as ações do Programa Catavento são realizadas pela Associação Cultural Vila Flores com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, a Lei Paulo Gustavo.
