Moradores e turistas do litoral do Paraná poderão assistir a filmes gratuitamente em sessões de cinema ao ar livre, em espaços históricos de Paranaguá e na Praia do Trapiche, na Ilha do Mel. A segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá ocorre entre os dias 11 e 20 de abril com exibições de clássicos restaurados, estreias nacionais e curtas locais.
Com telões de mais de 400 polegadas, o festival ocupa dois cenários simbólicos: a Estação Ferroviária de Paranaguá e a Praia do Trapiche. “O público poderá conferir clássicos do cinema em versão restaurada, exibidos em locais emblemáticos. É uma oportunidade para os moradores sentirem a experiência da sétima arte no ‘quintal de casa’”, diz Antônio Gonçalves Jr., um dos idealizadores do evento.

Entre os títulos confirmados estão Nosferatu – O Vampiro, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Luzes da Cidade, O Rei Leão e Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar. Também serão exibidos longas brasileiros como Oeste Outra Vez, com Babu Santana e Angelo Antonio, Virginia e Adelaide, dirigido por Yasmin Thainá e Jorge Furtado, e produções nacionais recentes como Durval Discos e Para Minha Amada Morta.
Além das exibições, o Cinenaguá promove encontros com artistas. O ator Fernando Alves Pinto participa de um bate-papo sobre os dez anos do lançamento de Para Minha Amada Morta. A abertura do festival conta com a presença do ator Sérgio Marone, na Estação Ferroviária.
A produção local também tem espaço. O curta Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo, dirigido por Juan Roseno, aborda o abandono de casarões do centro histórico de Paranaguá. O documentário discute a preservação da arquitetura colonial e neoclássica da cidade, que resiste ao tempo e à negligência. O festival é gratuito e aberto ao público.
Serviço
Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá
Onde: Estação Ferroviária de Paranaguá e Praia do Trapiche (Nova Brasília), Ilha do Mel – PR
Quando: de 11 a 20 de abril
Quanto: Gratuito