O espetáculo Multidão, nova montagem do AP da 13 e da Setra Companhia, está com inscrições abertas para a seleção de cinco pessoas não artistas que queiram integrar o elenco da peça. A estreia está marcada para o dia 21 de agosto, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, em Curitiba (PR).
A convocatória é voltada a pessoas comuns, de diferentes áreas profissionais, interessadas em compartilhar suas vivências no palco. A seleção ocorre entre 10 de abril e 11 de maio e inclui oficinas e audições. Os selecionados serão remunerados e participarão de um processo criativo com duração de dois meses e meio.
“Queremos pessoas que estão por aí, atuando de alguma forma na vida real, e que verdadeiramente nos inspiram para contar uma boa história”, afirma o diretor e dramaturgo Eduardo Ramos. Para ele, incluir não artistas é uma forma de ampliar o alcance do teatro. “O teatro é sempre a partilha de algo que nos toca e que julgamos pertinente para os tempos atuais”, diz.
Além dos cinco não artistas, o elenco será formado por quatro artistas e um músico, totalizando dez pessoas em cena. A proposta, segundo Ramos, é explorar a subjetividade de indivíduos que já são atuantes na sociedade, mas que ainda não experimentaram a atuação cênica.
A diversidade é um dos critérios da seleção. A curadoria, formada por Ramos e integrantes da equipe, busca pessoas de diferentes raças, gêneros, orientações sexuais, idades – especialmente acima de 60 anos – e regiões descentralizadas da cidade. Pessoas com deficiência também são incentivadas a participar.
Para se inscrever, o interessado deve enviar um vídeo de até dois minutos para o WhatsApp da produção (41 99847-0906), com uma breve apresentação e o motivo pelo qual sua história merece ser contada no palco.
Serviço
Multidão
Inscrições: 10 de abril a 11 de maio
Resultado da pré-seleção: 16 de maio
Resultado final: 3 de junho