O mês de abril no Ceará segue com uma intensa programação cultural promovida pela Secretaria de Cultura do Estado. As atividades, voltadas a todos os públicos, incluem música, teatro, dança, exposições e oficinas em diversos espaços culturais.
Com programação diversa e gratuita, equipamentos de cultura buscam valorizar a cultura local e a arte independente.
Bienal Internacional do Livro do Ceará
A programação da 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará segue agitada e levando um grande número de pessoas a ocuparem o Centro de Eventos do Ceará. A programação que inicia pela manhã, ao longo dos dias, tem reunido diariamente centenas de alunos, que participam das visitações escolares, e também o público cearense no geral.
Neste ano, a Bienal dedica atenção especial aos autores cearenses, incluindo a estreia do Espaço da Palavra, dedicado aos escritores independentes e que já desponta como um espaço acessível aos escritores locais, pensado para que estes pudessem expor suas obras e ter contato com o público.
Com programação inteiramente gratuita, a Bienal acontece até este domingo (13) com palestras e shows, além da famosa feira do livro. Acompanhe a programação completa da 15ª Bienal Internacional do Livro.
Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca do Ceará entra na última semana de visitação da exposição Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985. O público tem até este domingo (13) para conferir a mostra dedicada às obras do fotógrafo, repórter e cineasta Jorge Bodanzky, produzidas durante a ditadura militar no Brasil.
Com curadoria de Thyago Nogueira, assistência de Horrana de Kássia Santoz e pesquisa de Ângelo Manjabosco e Mariana Baumgaertner, a exposição traz mais de uma centena de obras distribuídas em eixos temáticos, compondo um retrato do Brasil sob a ditadura, revelando tanto a violência e as contradições do regime quanto a força da cultura popular e das resistências.
Em cartaz até domingo, 13 de abril
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h. A Pinacoteca do Ceará fica na Rua 24 de maio, s/n, Centro – Fortaleza.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::
Complexo Cultural Estação das Artes
Discotecagem, performance e batalha de MCs devem animar o Complexo Cultural Estação das Artes durante o final de semana. A Festa Crioula e o Festival Favela no Topo trazem muita arte e cultura, por meio de músicas autorais que embalam o público, além de oficinas infantis, espetáculo de teatro e Coco da Dona Geralda em alusão ao Abril Indígena. A programação para o final de semana destaca a arte e a cultura negra, LGBTQIAPN+ e periférica produzidas em Fortaleza.
Sexta-feira | 11 de abril
18h às 21h30 – Festa Crioula Ritmos da periferia, com DJs Lolost e Viúva Negra, As Molhadonas e participação especial de Cabulosa
Sábado | 12 de abril
16h00 às 21h30 – Festival Favela no Topo. Atrações: Bia Gadelha, Luiza Nobel, Mago de Tarso, Gabivic, 6utto, Clauber, Davcena, Snart, Phanezinha, Venâncio Alves, MC Kavê, MC Menor BRK, Vett DN.
Domingo | 13 de abril
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil Oceania, O Mar: Colagem Com Formas Orgânicas, com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso
11h20 às 12h – Espetáculo Ybyrá: uma busca pelo verde, com Coletivo Zanzulim (Parceria Sesc)
13h às 14h – Abril indigena – Coco da Dona Geralda, no Mercado AlimentaCE
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Abril chegou e já tem programação no ar! Cursos, formações, vivências e outras experiências que conectam arte, cultura e natureza fazem parte das atividades do final de semana no centro de cultura do Cariri cearense. Em uma celebração especial às existências e saberes indígenas, nos próximos dias o Centro recebe uma série de encontros, abordando temas como memórias, resistências e a pluralidade das expressões dos povos originários.
Sábado | 12 de abril
13h – Circuito de Skate Crato
14h às 17h – Vicência: construção de bonecas
15h – Encontro do Cariri desenhado
15h – Vivência de escalda pés
16h – Esporte radicais urbanos
16h às 19h – Diálogos de acesso: 23 anos da Lei de Libras no Cariri
19h – Show musical com Belo Samba
20h – Thorns and Thistles: o carroceiro fantasma
Domingo | 13 de abril
17h às 20h – Roda de conversa | Raízes no chão, bandeira no alto: lá vem o pau da bandeira
17h às 20h – Show Musical
Arena Bece
Nesta sexta-feira (11) às 15h, a Arena da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) recebe uma edição especial do programa Biblioteconomia em Pauta com o tema Bibliotecários em Ação – A Galeria Folheada da Bece. O evento apresentará a Galeria Folheada, uma iniciativa da Bece, que promove exposições temáticas com foco em literatura, história e cultura, com curadoria de bibliotecários, estagiários e mediadores da biblioteca.
Durante a programação, será lançado o catálogo digital da Galeria Folheada, um documento que torna o acervo da biblioteca acessível de forma online, ampliando o alcance e a preservação do material cultural da Bece. O momento será conduzido por Isabela Correia e mediação de Camila Rabelo.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Em celebração aos 299 anos de Fortaleza, comemorados neste domingo (13), o Dragão do Mar integra as festividades com uma programação que destaca as raízes, memórias e manifestações culturais da capital cearense. Com atividades gratuitas e exposições que resgatam histórias e saberes locais, o Dragão reafirma seu papel como espaço de preservação e celebração da identidade fortalezense.
Sábado | 12 de abril
16h – Maracatu em movimento: corpo, som e história. Local: Varanda dos Museus
17h – A Viagem de um Barquinho (Pavilhão da Magnólia). Local: Teatro Dragão do Mar
20h – A Força da Água (Pavilhão da Magnólia). Local: Teatro Dragão do Mar
Domingo | 13 de abril
17h – Contação: O Bode Ioiô e outras histórias, com Almir Mota e Júlia Barros. Local: Praça Verde
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará promove até domingo (13) atividades diversas, com oficinas de origami e fotografia, sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo, show de Moacir Bedê, feiras de fotografia e vinil e fala aberta. Na sala imersiva, estarão em cartaz as obras Fósseis do Cariri, Aves do Ceará e, em celebração ao Abril Indígena, a obra Encantoré, uma videoinstalação imersiva que coloca o público dentro de uma roda de Toré, dança indígena tradicional do nordeste brasileiro.
Sexta-feira | 11 de abril
15h às 17h – Oficina de Origaminossauros com Aline Rodrigues . Local: Sala Multiuso (andar -2 do Anexo)
13h às 20h – Exposição Fósseis do Cariri, Encantoré e Aves do Ceará
Sábado | 12 de abril
13h às 14h – Sessão adaptada para pessoas com autismo para as exposições Fortaleza Utopia Ancestral, SYTIA, Guia e Aves do Ceará. Local: Sala imersiva
18h às 19h30 – Show Totalmente autoral com Moacir Bedê e banda. Local: Praça do MIS
14h às 20h – Visitação às exposições Fósseis do Cariri, Encantoré e Aves do Ceará
Domingo | 13 de abril
15h às 17h30 – Feiras MIS: Fotografia e vinil. Local: Jardim do Casarão
13h às 16h – Feira da Fotografia: Oficina de Mini Pinhole com Keli Pereira. Local: Sala Multiuso / Laboratórios
16h30 às 17h30 – Feira da Fotografia: Fala aberta A Fotografia na Força do Axé, com Jean dos Anjos. Local: Praça do MIS
10h às 18h – Visitação às exposições Fósseis do Cariri, Encantoré e Aves do Ceará
Theatro José de Alencar
Após passar por importantes espaços culturais do estado, como o Cineteatro São Luiz, Centro Cultural do Cariri, Centro Cultural Bom Jardim, Estação das Artes e Dragão do Mar, o show Negrazúmbida, de KAYA, chega ao Palco Principal do Theatro José de Alencar.
Data: 12 de abril (sábado), às 19h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 45min
Classificação: Livre
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::