O Brasil de Fato PB preparou uma lista com diversos eventos culturais gratuitos em João Pessoa. A seleção da programação cultural deste final de semana inclui o Viva Usina 2025, que ocorrerá na Usina Cultural Energisa, e tem na programação show do paraibano Totonho, e performance com a atriz Fernanda Ferreira e o multiartista paraibano Luiz Ìgbà.
Além disso, o final de semana terá, entre outras programações culturais, o projeto Som na Calçadinha, show da cantora Dandara Alves no Sabadinho Bom, Mutirão do Samba no Biu’s Bar, e a 3ª Sambada de Coco do Castelo Branco no Bar da Cléa. O lançamento do livro Felicidade Já!, de Maria Valéria Rezende, e exibições de filmes também compõe esta agenda cultural.
Confira a programação (sexta-feira a domingo)
Sexta-feira (11 de abril)
– House and Cunt
Local: Recanto Jampa, localizada na avenida Manoel Morais, número 83, no bairro Manaíra. Horário: casa abre às 18h e a pista às 22h.
A festa vai trazer o house, como também outros gêneros musicais. Criada por Luna Santos, produtora cultural e integrante da Comunidade Ballroom Parahybana, o evento contará com a presença da DJ Eclipse e do DJ Isaac. De acordo com a organização, o intuito da festa é criar um ambiente de diversão e livre expressão.
– Viva Usina 2025
Local: Usina Cultural Energisa. Horário: abertura de exposição às 18h, e show musical às 20h
O Viva Usina 2025 acontece de 11 a 13 de abril. Em todos os dias do evento, a partir das 16h, a feira criativa e gastronômica Dia Verde – uma inciativa independente – estará presente. A nova edição do Viva Usina inicia nesta sexta, às 18h, com a exposição Eutália – Maternaidade, do multiartista paraibano Elioenai Gomes. Depois, às 20h, o show do Trio Baraúna traz, no repertório, diversas músicas de forró.
– Exibição do curta-metragem Caminhos de Cedro
Local: Cine Aruanda, localizado no Centro de Comunicação, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB). Horário: 20h
A peregrinação de devotos ao Santuário de José Antônio de Maria Ibiapina, em Solânea (PB), é tema do curta-metragem Caminhos de Cedro. Produzido pelo técnico-administrativo da UFPB, o curta é resultado do projeto de extensão Revitalizando o Caminho de Roma de Padre Ibiapina, e traz a história de José Antônio Pereira, conhecido como Padre Ibiapina.
Sábado (12 de abril)
– Sabadinho Bom
Local: Praça Rio Branco, Centro Histórico de João Pessoa. Horário: 12h30
Dandara Alves trará samba e forró ao Sabadinho Bom, um projeto da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que ocorre todo sábado na praça Rio Branco, na capital paraibana. O show será composto por clássicos do samba e músicas de paraibanos.
– Exibição do filme Baby, dirigido por Marcelo Caetano
Local: Centrô Bar, localizado na avenida Praça Antenor Navarro, número 53, bairro Varadouro. Horário: 16h
O Centrô Bar exibe, neste sábado (12), às 16h, o filme Baby, dirigido por Marcelo Caetano. Os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. O bar abre às 15h. Após a exibição, às 17h50, começará uma discotecagem com música brasileira até às 20h. Para quem retirou os ingressos, a entrada será 1 kg de alimento não perecível. Não haverá bilheteria, sendo a programação apenas para quem retirou os ingressos.
Sinopse: logo após ser liberado de um centro de detenção para jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
– Mutirão do Samba
Local: Biu’s Bar, localizado na praça Abdon Milanez, no Castelo Branco. Horário: 18h. Contribuição voluntária.
O Biu’s Bar recebe, mais uma vez, a roda de samba do Mutirão do Samba, um grupo de amigos e amigas que juntos cantam e tocam essa expressão cultural brasileira. Acesse aqui o repertório do grupo.
– Som na Calçadinha
Local: Praça dos Imortais, na avenida Oceano Atlântico, no bairro Intermares. Horário: 18h. Orientação: levar cadeira
O Som na Calçadinha, um movimento cultural gratuito que conta com apresentações musicais, ocorre, dessa vez, no bairro Intermares. Nesta edição, o evento convida para uma ação de sustentabilidade que acontecerá com a participação da Associação de Catadores de Material Reciclável de João Pessoa (Ascare-JP).
Assim, o evento pede para que as pessoas levem materiais recicláveis: garrafas PET, embalagens de desodorantes e de produtos de limpeza, vidros de perfume, papelão, material eletrônico e latinhas (de cerveja e/ou refrigerante, por exemplo). Além disso, a organização pede para, caso as pessoas tenham, levar cadeiras para melhor conforto e diversão. O evento contará com 19 atrações musicais.
– Viva Usina 2025
Local: Usina Cultural Energisa. Horário: show de Totonho às 19h, e performance da DJ Claudinha Summer às 21h
Neste sábado (12), a programação do Viva Usina continua com show, às 19h, do cantor e compositor paraibano Totonho. A apresentação do artista conta com músicas inéditas, inclusas no álbum Aí Dentu – Funk de Embolada e Hip Hop do Mato, de sua autoria e que ainda será lançado.
O sábado também terá a performance de DJ Claudinha Summer, às 21h. No repertório, a DJ conta com músicas dos anos de 1980 a 2000 e homenagens a produção cultural paraibana e nordestina.
– 3ª Sambada de Coco do Castelo Branco
Local: Bar da Cléa, localizado na praça Abdon Milanez, ao lado do mercado público do Castelo Branco. Horário: a partir das 22h. Contribuição voluntária.
O evento promete uma noite cultural com muito coco. Nesta edição, a sambada traz na programação as apresentações de três grupos: Coco de Guiné; Nego El e Coco Arranca Toco (PE); e Seu Zé Quer Coco, que terá participação especial de Poli, cantora e compositora pernambucana.
– Lançamento do livro infantil Felicidade já! , de Maria Valéria Rezende
Local: Livraria União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego. Horário: 16h
Maria Valéria Rezende nasceu no estado de São Paulo, mas mora na Paraíba desde 1976. Ela lança, neste sábado (12), o livro Felicidade Já!, ilustrado por Sofia César. O evento terá contação de história com Zezinho Contação e oficina de pintura.
Domingo (13 de abril)
– Viva Usina 2025
Local: Usina Cultural Energisa
Neste domingo (13), a programação do Viva Usina terá a performance Igbadù – a cabaça que conta histórias com a atriz e contadora de história Fernanda Ferreira e multiartista paraibano Luiz Ìgbà. A apresentação, que inicia às 16h, celebra a tradição oral afrodescendente.
Também no domingo, o ator e escritor paraibano Railson Almeida realiza a oficina de escrita criativa Vivência: escrevendo suas próprias histórias. O encontro está marcado para às 17h.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)