Movimentos populares e apoiadores do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) realizaram, neste domingo (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, um ato em solidariedade ao parlamentar. A mobilização ocorreu em resposta à greve de fome iniciada por Braga no dia 9 de abril, após reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que aprovou, por 13 votos a 5, o pedido de cassação do mandato do psolista.
“É evidente que o processo de cassação é motivado por se tratar de um político de esquerda, defensor das causas populares. A perseguição a Glauber visa intimidar quem não se dobra às chantagens e mostra como o Congresso está cada vez mais reacionário e refém de interesses alheios à democracia”, destacou Elisa Estronioli, membro da direção nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Na avaliação de Rud Rafael, da direção nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST), as demonstrações de apoio dão dimensão à “injustiça inaceitável” e, ao mesmo tempo, reafirmam a unidade e solidariedade da esquerda diante dos ataques recentes, como o Golpe de 2016 e a campanha Lula Livre.
“Não é apenas sobre Glauber, mas um ataque à esquerda. A ameaça de cassação de Glauber, enquanto a extrema direita pede anistia para golpistas e contemporiza em casos como o de Chiquinho Brazão e Delegado da Cunha, é uma afronta ao povo brasileiro”, observou.
“Nunca faltou nas lutas”
Representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) também participaram do ato deste domingo e reafirmaram a importância do mandato do parlamentar para os movimentos populares. “O Glauber Braga nunca faltou nas lutas importantes para a classe trabalhadora e, portanto, nesse momento é muito importante que todos nós possamos manifestar solidariedade a ele para que o seu mandato continue servindo a essas causas. O Glauber é uma voz atuante e necessária no cenário do Congresso Nacional”, destacou Anderson Amaro, da direção nacional do movimento.
Desde a aprovação do pedido de cassação no dia 9 de abril, o parlamentar permanece no mesmo plenário onde foi realizada a reunião do colegiado.
Para Ceres Hadich, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o processo contra Glauber Braga é absolutamente arbitrário. “Mais do que a defesa de mandato, o que está em jogo é a defesa de uma democracia, de uma perspectiva de fortalecer o processo democrático no Brasil”, reforçou.
“Vamos seguir solidários a ele, construindo a defesa de seu mandato até onde for preciso”, finalizou Hadich.
Domingo de solidariedade
Glauber Braga também recebeu neste domingo a visita do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, representantes da Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) e um grupo de crianças e pais da Escola da Árvore, de Brasília.
“Estou aqui em apoio e solidariedade ao deputado federal Glauber Braga, em resistência às formas que se têm de violência contra as posições políticas de enfrentamento, de liderança que o Glauber tem tido durante esses anos de mandato. E estamos aqui também em homenagem às mulheres, à Sâmia, seu filho, e para dizer que a democracia sempre vencerá”, afirmou a ministra Cida Gonçalves.
O deputado distrital Fábio Felix (Psol-DF), a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), além do ator Marco Nanini, também visitaram Braga no domingo. “É muito importante prestar solidariedade porque sabemos que o que está acontecendo não é justiça de fato, mas uma perseguição”, destacou Felix.
Em vídeo publicado ao lado do parlamentar nas redes sociais, Erika Kokay disse que “Glauber representa a voz da coragem. Glauber defende o povo e a democracia, seu mandato deve ser respeitado e preservado”, ressaltou.
Glauber Braga completou 115 horas de greve de fome às 19h deste domingo. Em nota divulgada na noite deste domingo, a assessoria informou que o parlamentar tem ingerido apenas água, isotônico e soro.
“Foi um dia importante, de ampliação da solidariedade que está nos confortando. Todos os relatos que chegam da rua me motivam. Essa é uma via de mão dupla”, afirmou Glauber Braga.
Samba da Democracia
Nesta segunda-feira (14), o Samba da Democracia vai realizar uma roda aberta em solidariedade ao deputado Glauber Braga. A atividade ocorrerá às 19h, no anexo 2 da Câmara dos Deputados.