O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) lançou sua candidatura à presidência do PT na noite desta segunda-feira (14), em São Paulo (SP). Cercado por lideranças históricas do partido, o parlamentar falou em “trazer a legenda para a esquerda”.
“Essa é uma candidatura para marcar posição e vencer. Estou convencido de que essa candidatura é essencial para que nosso partido esteja preparado para os desafios que se avizinham. O PT precisa estar preparado para enfrentar a crise do capitalismo”, discursou o parlamentar.
“Nosso partido não pode ter dúvidas sobre qual o projeto político que nosso partido deve defender, que foi defendido desde sua fundação”, sentenciou Rui Falcão, que já presidiu o partido entre 2011 e 2017.
Entre os apoiadores que estiveram no ato de lançamento, estavam Kiko Celeguim, presidente estadual do PT-SP e deputado federal; José Genoino, ex-presidente do partido; Luiz Eduardo Greenhalg, ex-vice presidente da legenda; João Laulo Rodrigues, da Direção Nacional do PT; além de Marco Aurélio Carvalho, do grupo Prerrogativas.
Genoino disse que a eleição do partido pode influenciar a disputa presidencial do próximo ano. “Em 2026, terá muita coisa em jogo para nós, petistas. A esquerda do PT tem que ter relevância e tem que fazer uma disputa sem medo de ser esquerda. Vamos disputar o partido e depois vamos disputar o governo Lula.”
“Esse é um dos congressos mais importantes da história do partido. Vamos começar uma transição geracional, a partir desse congresso é um novo time que tocará o PT ano próximo período. Nada melhor que alguém que tem acúmulo e conhece a história desse partido para essa missão”, afirmou João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que também esteve no evento.