Situada a 19 quilômetros de Porto Alegre (RS), Canoas foi uma das regiões do Rio Grande do Sul mais impactadas pela enchente histórica de 2024. Em resposta ao alerta urgente das crises climáticas, a cidade receberá nesta terça-feira (22) o 1º Simpósio da Ecologia Integral. O evento ocorrerá no Salão de Atos da Unilasalle, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

Com o objetivo de criar um espaço de diálogo, articulação de saberes e inspiração para ações concretas, o simpósio vai reunir especialistas, acadêmicos, lideranças religiosas e representantes de movimentos populares para refletir sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais das mudanças climáticas. O encontro também traz como pano de fundo a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.
“A atividade quer transformar feridas em sementes de esperança. É um convite aberto à sociedade para refletir, agir e construir juntos um futuro mais justo, sustentável e solidário. A ideia é propor uma conversão pessoal e coletiva que escute o grito dos pobres e da Terra”, informa a organização do evento por meio de nota publicada no site da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre.
A programação da noite contará ainda com o lançamento do curta-metragem Quando a Terra Chora. Gravado durante as cheias do ano passado, o documentário entrelaça depoimentos e imagens impactantes, revelando o sofrimento silencioso da Terra e o despertar de uma mobilização que vai além da dor, diante da maior tragédia climática já registrada no Brasil.
A película tem direção de Denisson Beretta Gargione. A produção é uma parceria entre a Universidade do Sentido, o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Unilasalle e a Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre.
O evento é uma realização da Universidade La Salle, Universidade do Sentido, Programa de Memória Social e Bens Culturais e Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre.
Serviço
1º Simpósio da Ecologia Integral
Local: Salão de Atos da Unilasalle – Av. Victor Barreto, 2288, Centro – Canoas (RS)
Horário: 18h30
Entrada: Gratuita
