Com o objetivo de estimular a participação popular em temas que impactam diretamente a vida da classe trabalhadora, dezenas de movimentos populares, sindicatos, entidades estudantis e partidos lançaram, no início de abril, o Plebiscito Popular pela fim da escala 6×1 e pela taxação dos super-ricos. Em Minas Gerais, a primeira plenária estadual será realizada no dia 24 de abril, quinta-feira, às 19h, em formato online.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
A campanha tem como foco três eixos principais: o fim da escala de trabalho 6×1, a redução da jornada semanal sem redução de salário e a taxação dos super-ricos — com isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e tributação sobre rendas superiores a R$ 50 mil.
O lançamento nacional aconteceu no último dia 10, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e marca o início de uma jornada de mobilização que deve percorrer as ruas, escolas, sindicatos e territórios populares nos próximos meses. A votação está prevista para setembro.
Outro ponto central do plebiscito é o enfrentamento à precarização do trabalho, como a escala 6×1 — seis dias de trabalho para um de descanso — e as longas jornadas.
A plenária estadual em Minas será um momento para articular a participação do estado na construção do plebiscito nacional. Os interessados em participar devem se inscrever para receber o link da reunião aqui.
Serviço
Plenária Estadual Online – Plebiscito Popular 2025
Data: 24/04 (quinta-feira)
Horário: 19h
Link será enviado por e-mail e WhatsApp após inscrição