O impacto das mídias digitais sobre o jornalismo e a comunicação sindical estará no centro dos debates no seminário de comunicação promovido pelo Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, a Adufrgs-Sindical, em parceria com o portal Sul21, nos dias 24 e 25 de abril, em Porto Alegre (RS). A atividade contará com a participação de nomes de peso do jornalismo e da comunicação institucional, e será realizada no auditório do sindicato (Rua Barão do Amazonas, 1581 – Jardim Botânico), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) e Sindicato dos Jornalistas do RS.
A abertura do seminário será marcada pela presença do jornalista Caco Barcellos, conhecido por sua longa trajetória no jornalismo investigativo. Ele abordará o tema “Estratégias de comunicação: os desafios do jornalismo do futuro em um ambiente dominado por influenciadores digitais”.

Com programação presencial no dia 24 e formato híbrido no dia 25 (online pelo Youtube), o evento se propõe a refletir sobre as transformações no campo da comunicação, especialmente no contexto sindical. Estarão em foco em temas como media training nas redes sociais, estratégias de crise, disputa de narrativas e combate à desinformação.
A iniciativa é voltada a professores, comunicadores, estudantes da área e dirigentes sindicais. As inscrições (clique aqui) variam conforme o público, com isenção para estudantes mediante comprovante de matrícula. Já profissionais da comunicação e representantes sindicais pagam uma taxa simbólica de R$ 50 para participação nos dois dias.
A programação inclui nomes como a relações públicas Fernanda Silva, o jornalista Gabriel Galli, a professora e diretora de comunicação da Adufrgs, Ana Karin Nunes, e os jornalistas Leandro Demori e Juliana Coin, que encerram o seminário com reflexões sobre desinformação e os desafios das crises contemporâneas.
Interessados podem acompanhar a programação completa e realizar a inscrição através do formulário disponível nos canais da Adufrgs-Sindical. Participantes presenciais receberão certificado.

Programação Completa
24/04 (quinta-feira) somente presencial
17h30 – Credenciamento.
18h20 – Abertura do evento.
18h30 – Palestra de abertura: Estratégias de comunicação, os desafios do jornalismo do futuro no mercado tomado por comunicadores digitais – com o jornalista e repórter de TV Caco Barcellos.
20h às 22h – Atividade de encerramento.
25/04 (sexta-feira) presencial e transmitido ao vivo pelo YouTube
10h – Credenciamento.
10h20 – Abertura do evento.
10h30 – Painel Noções de media training no contexto das mídias sociais digitas.
Tema: “Media Training na Era Digital: estratégias de comunicação e posicionamento em redes sociais”- com a relações públicas Fernanda Silva.
Tema: “Mapeamento de comunicação e principais estratégias” – com o jornalista Gabriel Galli.
12h às 14h – Intervalo – almoço (por conta do participante)
14h – Painel Interesse público x do público e gestão de crise no contexto da comunicação pública.
Tema: “Estratégias da política sindical com foco em prevenção e gestão de crise”- com a professora da Fabico Ufrgs, Ana Karin Nunes, diretora de Comunicação da Adufrgs-Sindical.
Tema: “Dos interesses dos públicos ao interesse público: disputas e acordos possíveis”- com a relações públicas, jornalista e professora da Fabico Ufrgs, Fiorenza Carnielli.
15h30 – Intervalo.
16h – Painel Desinformação e fake news no contexto da comunicação e mobilização sindical.
Tema: “Revoluções por minuto: estratégias em um mundo conectado” – com o jornalista Leandro Demori.
Tema: “No Olho do Furacão: Como enfrentar a desinformação em tempos de crise climática e política” – com a jornalista Juliana Coin.
17h30 – Encerramento.
