Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Brasil

Trabalho

Ação pede R$ 1 bilhão da Starbucks para indenizar brasileiros escravizados no café

ONG americana alega que oito trabalhadores de fazendas de café de MG foram traficados e submetidos a trabalhos forçados

24.abr.2025 às 12h55
Daniela Penha
Loja da Starbucks

Loja da Starbucks - Pexels/Dom J

Uma ação judicial protocolada nesta quinta-feira (24) no Tribunal de Columbia, no estado da Carolina do Norte, pede que a Starbucks indenize oito trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão em fazendas de Minas Gerais. A denúncia, feita pela ONG International Rights Advocates (IRAdvocates), relaciona as propriedades onde ocorreram os resgates à rede de fornecimento da multinacional americana. 

As fazendas, segundo a organização, pertencem a cooperados da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), apontada na denúncia como uma das principais fornecedoras da Starbucks. A ONG alega que os oito trabalhadores foram traficados e submetidos a trabalhos forçados nas propriedades fornecedoras entre 2023 e 2024. 

Na ação, a organização pede à Starbucks mais de USD 200 milhões (o equivalente a R$ 1,1 bilhão) em indenizações aos trabalhadores, de acordo com Terry Collingsworth, advogado e fundador do IRAdvocates.

A Starbucks e a Cooxupé foram procuradas, mas não responderam imediatamente aos questionamentos enviados pela reportagem. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

A denúncia tem como base a TVPRA (Lei de Reautorização da Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas), que permite processar empresas com sede ou que atuem nos EUA por crimes ocorridos fora do país.

“A Starbucks lucra conscientemente com um sistema arraigado de tráfico e trabalho forçado nas plantações de café com as quais tem parceria no Brasil”, diz trecho da ação, acessada pela Repórter Brasil. “Violar leis e normas internacionais é uma prática padrão para a empresa em suas operações nos Estados Unidos e em todo o mundo”, complementa a organização no documento.

Na mesma corte que recebeu a ação ajuizada nesta quinta (24), a Starbucks é alvo de outro processo, movido pela organização National Consumers League, com sede em Washington, nos Estados Unidos. A ação judicial, que cita uma investigação da Repórter Brasil, afirma que a multinacional lesa os consumidores americanos ao promover uma propaganda enganosa de “aquisição 100% ética” do café e chás vendidos em suas lojas.

Adolescente relata ameaça de espancamento

Terry Collingsworth esteve por uma semana no Brasil. Com apoio da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (Adere), colheu os depoimentos que embasam a denúncia. “Fiquei muito impressionado com a simplicidade e a honestidade das pessoas e em perceber como os oito trabalhadores ainda pareciam chocados com o fato de um intermediador ter mentido sobre os empregos que teriam e sobre as péssimas condições nas plantações de café para onde foram levados”, disse à reportagem.

Nos relatos colhidos pela organização, os trabalhadores resgatados afirmam que sofreram ameaças e coerção, contraíram dívidas com os intermediadores e trabalharam sem equipamentos de proteção e registro em carteira. Eles também dizem terem sido alojados em condições precárias.

Um dos trabalhadores representados pela IRAdvocates, que tinha 16 anos quando foi resgatado de condições análogas à escravidão, relata na ação que o intermediador de sua contratação era agressivo e “o ameaçou de espancamento se ele não seguisse as ordens”, conforme consta no documento produzido pela ONG. “Os outros trabalhadores que já estavam na plantação avisaram que o ‘gato’ havia espancado os outros”, cita outro trecho da denúncia.

O adolescente foi resgatado nos sítios Córrego do Jacu e Paquera, em Juruaia (MG). Os dois sítios, de propriedade do cafeicultor Marcos Florio de Souza, foram inspecionados no dia 17 de junho de 2024. À época do flagrante, a Repórter Brasil mostrou que o produtor era cooperado da Cooxupé, informação confirmada pela cooperativa. Além do adolescente, foram resgatados outros cinco trabalhadores. O produtor foi incluído na mais recente atualização da Lista Suja do trabalho escravo, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 9 de abril. 

A Repórter Brasil tentou contato com Marcos de Souza, por meio de sua advogada, mas não houve um posicionamento até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

Bloqueio das importações de café

Também nesta quinta (24), a organização Coffee Watch fez uma denúncia na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) pedindo a suspensão de todas as importações de café com origem no Brasil realizadas pelas multinacionais Starbucks, Nestlé, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Dunkin’, Illy e McDonald’s.

A denúncia lista quatro resgates de trabalhadores ocorridos entre 2023 e 2024 em fazendas de Minas Gerais que, de acordo com a ONG, fazem parte da cadeia de fornecedores das multinacionais. 

As duas ONGs protocolaram suas denúncias no mesmo dia. “Nós queremos pressionar a Starbucks a respeitar as leis, o seu próprio Código de Conduta e a parar de lucrar com o tráfico e o trabalho forçado de trabalhadores do café no Brasil”, explica Collingsworth.

Editado por: Poliana Dallabrida

Artigo original publicado em Repórter Brasil.

loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

situação degradante

Nova ‘lista suja’ do trabalho escravo inclui empregadores que receberam auxílio emergencial

Trabalho escravo na cadeia produtiva do café

Assista ao vídeo

Como a “dança das cadeiras” trabalhista está dando fôlego aos sindicatos nos EUA

Veja mais

UM ANO DA ENCHENTE

Porto Alegre segue vulnerável a cheias e alagamentos

Temporal no RS

Tempestades causam estragos em mais de 30 cidades gaúchas

FEIRA DO MST

Venezuela percebeu importância do campo para soberania, diz militante do MST que trabalhou no país

DESCASO

Audiência pública denuncia sucateamento da Copanor e rejeita privatização de Zema do saneamento

Ex-ministro do PT

Dirceu rejeita aumento do número de deputados e defende reforma contra distorções: ‘Câmara não representa a nação’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.