COMEÇA NA SEXTA (31)

Obras da 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre estão na reta final para o evento que começa na sexta (31)

Família Veríssimo, Erico e Luis Fernando, e o poeta negro Oliveira Silveira serão os homenageados

No audio source provided.

Estão em ritmo acelerado na Praça da Alfândega a conclusão das obras da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, programada para o período de 31 de outubro a 16 de novembro, sempre das 10 às 20h. Este ano serão 79 bancas de livreiros, universidades, meios de comunicação, entidades sociais, que incluem obras das áreas geral, infantil/juvenil e internacional. Neste evento, um dos maiores do Brasil do setor, também haverá outros espaços, como o Mercado das Histórias e a Sala Nanquinote para atividades. O tema que inspira esta edição é “Beber desta fonte”.

Além do espaço tradicional da feira, parte da programação será desenvolvida no Clube do Comércio, onde acontecerão encontros, lançamentos e oficinas. O Museu Erico Verissimo também realizará atividades especiais, como palestras e homenagem ao escritor, que completa este ano 50 anos da sua morte e 120 do seu nascimento. O filho de Erico, Luis Fernando Verissimo, morto em 30 de agosto deste ano, será homenageado pelos promotores da feira. A programação completa da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre já está disponível no site oficial (feiradolivropoa.com.br). Todas as atividades serão gratuitas. As sessões de autógrafos também podem ser conferidas na Internet. Serão mais de cem.

Este ano uma mulher será a dona da festa do livro: a publicitária, escritora e colunista de GZH, Martha Medeiros. A patrona é autora de mais de 30 livros e em 2025 celebra seus 40 anos de carreira literária. O poeta, intelectual e militante negro Oliveira Silveira será lembrado em um sarau de celebração e resistência.

Entre os espetáculos para o público estão também apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre para comemorar os 100 anos de história e tradição; show da cantora Fofa Nobre; Liana Timm e Daniel Rosa apresentam Íntima Sonoridade, show que reúne músicas de compositoras e intérpretes brasileiras, entre poesia, memória e delicadeza; quarta edição do Sarau Djavan festejando canções inesquecíveis de um dos maiores nomes da MPB; homenagem especial a Luis Fernando Verissimo, com a presença de sua família e canja musical do seu filho Pedro Verissimo, Cláudio Levitan e Luís Mauro Filho; apresentação do Grupo Cerco mostrando Verissimo Vive – Erico em Antares, uma performance teatral inspirada no clássico de Érico Verissimo, em homenagem aos seus 120 anos de nascimento; ator Werner Schünemann apresenta o espetáculo O Continente de Erico Verissimo, leitura ao vivo da obra do autor que retratou com maestria o imaginário gaúcho.

Feiracast

Podcast oficial do evento terá gravações ao vivo na Praça da Alfândega e busca ampliar o alcance da programação para o público digital. O projeto prevê conversas com autores, pensadores e artistas convidados, gravadas diretamente em um estúdio montado na Praça da Alfândega. Os episódios, com cerca de 30 minutos de duração, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados posteriormente no Spotify e em outras plataformas de streaming.

“A Feira do Livro sempre foi um espaço de encontro e de troca. O Feiracast é uma extensão natural desse espírito – um formato contemporâneo que preserva nossa memória e leva o conteúdo da Praça da Alfândega a novos públicos”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro. Conforme ele, as novidades deste ano devem levar um excelente público até a Praça da Alfândega.

A jornalista Sabrina Thomazi será a apresentadora do Feiracast, com episódios ao vivo em horários variados, como às 14h, 16h e 18h. A proposta é manter flexibilidade na pauta, acompanhando o movimento da Feira e a presença de novos participantes a cada dia.

Ledur afirma que a iniciativa é será um dos eventos mais importantes de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul em feiras de livros. Queremos que autores, livreiros e o público se vejam representados no Feiracast. Será um espaço plural, que registre o pensamento e as conversas do nosso tempo, afirma José Pedro Villalobos, diretor-geral do projeto.

A realização é da Câmara Rio-Grandense do Livro, em parceria com o Núcleo de Comunicação, empresa dos comunicadores José Pedro Villalobos e Thati Ott. O projeto é viabilizado pelo SZ Estúdio.

História

A Feira do Livro de Porto Alegre foi criada em 1955 pelo jornalista Say Marques, que se inspirou em uma feira carioca. Idealizada para popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura, o evento se consolidou como um dos principais encontros culturais do país, atraindo autores de diversas regiões e fortalecendo a cultura leitora na cidade. O evento, considerado Patrimônio Imaterial de Porto Alegre, é realizado anualmente na Praça da Alfândega e conta com uma programação cultural 100% gratuita.

Principais marcos históricos
• 1955: A primeira edição acontece, com o apoio de livreiros e editores locais, e vende cerca de 35.000 exemplares.
• 1957: A segunda edição introduz as sessões de autógrafos.
• 1965: A tradição de eleger um patrono para a feira é iniciada, com o escritor Alcides Maya sendo o primeiro nomeado.
• 1976: Érico Veríssimo é homenageado como patrono. Ele morreu um ano antes.
• 1977: Júlio La Porta se torna figura importante ao anunciar o início e o fim da feira com um sino, tradição que durou até sua morte em 2013.
• 1980: A venda de livros usados é permitida na feira.
• Década de 1990: A feira se expande e ganha cobertura para as alamedas, permitindo uma melhor experiência em caso de chuva.
• Anos 2000: O evento se expande para outros locais da cidade, como o Cais do Porto, tornando-se um dos maiores eventos culturais da América Latina.
• 2020: A edição de 2020 é realizada em formato virtual devido à pandemia de COVID-19, alcançando leitores em todo o Brasil.
• 2024: A 70ª edição marca a retomada do evento presencial após as enchentes que afetaram o Centro Histórico de Porto Alegre, com foco na resiliência e na diversidade de vozes.
• Inclusão: O evento se destaca pelo caráter inclusivo, com espaços e atividades para diferentes públicos, como a área infantil e juvenil e a promoção da literatura negra.
• Patrimônio Imaterial: Em 2013, a Feira do Livro de Porto Alegre foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do município, reforçando sua importância para a cidade.

Programação

Seguintes locais também sediarão eventos da feira:

CLUBE DO COMÉRCIO
Rua dos Andradas 1085, Praça da Alfândega
• Auditório Érico Veríssimo – Câmara Municipal de Porto Alegre – 2º Andar
• Sala dos Jacarandás – 2° andar
• Sala Traçando Histórias – 3º andar
• Sala Vitrine de Lançamento – 4°andar

ESPAÇO JOVEM BANRISUL
Praça da Alfândega, próximo a Praça dos Autógrafos

MERCADO DAS HISTÓRIAS SULGÁS
Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do RS

TEATRO PETROBRAS CARLOS URBIM
Av. Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial do RS

TERRITÓRIO DOS PARCEIROS
Praça da Alfândega, entre o Memorial do RS e o Santander Cultural

ASILO PADRE CACIQUE
Av. Padre Cacique, 1178 – Menino Deus

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
Auditório do MARGS – Praça da Alfândega, S/N

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO ARVOREDO
Av. Santo Dias da Silva, 727 – Lomba do Pinheiro

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CHOCOLATÃO / ONG Cirandar
Rua Mario Juarez de Oliveira, 261 – Morro Santana, Porto Alegre/RS

BIBLIOTECA JARDIM DAS LETRAS
Rua Vigário José Inácio, 741 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO
Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS
• Salão Mourisco

INSTITUTO ESTADUAL DO LIVRO
Rua André Puente 318 – Independência, Porto Alegre/RS

MEMORIAL DO LEGISLATIVO DO RS
Rua Duque de Caxias 1029 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

ESPAÇO FORÇA E LUZ
Rua dos Andradas, 1.223 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS. Local também é sede do Museu Erico Verissimo.
• Espaço Força e Luz – 2º andar
• Sala Elefante Basílio – 6º andar

Locais dos Autógrafos
PRAÇA DE AUTÓGRAFOS MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO:
Sessões individuais (no centro da Praça da Alfândega)

PRAÇA DE AUTÓGRAFOS COLETIVOS:
Sessões coletivas (Praça da Alfândega, em frente ao MARGS)

Editado por: Vivian Virissimo

|

Newsletter