Socialista

Quem é Zohran Mamdani e o que defende o primeiro muçulmano eleito prefeito de Nova York

Em sua vitrine eleitoral, Mamdani é contra a política do presidente republicano Donald Trump

Mamdani também é o primeiro sul-asiático a ocupar o posto e tido como um dos socialistas mais influentes do país | Crédito: Michael M. Santiago/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP

Os nova-iorquinos elegeram o democrata Zohran Mamdani para comandar a maior cidade dos Estados Unidos, nesta terça-feira (4). Aos 34 anos, o jovem socialista é o primeiro muçulmano a se tornar o prefeito de Nova Iorque. Ele derrotou o ex-governador independente Andrew Cuomo, que já foi acusado de agressão sexual, e Curtis Sliwa, candidato do Partido Republicano.

Em sua vitrine eleitoral, Mamdani é contra a política do presidente republicano Donald Trump, classificou a guerra de Israel na Faixa de Gaza como um genocídio e chegou a dizer que se o primeiro-ministro israelense pisasse em Nova Iorque ordenaria a sua prisão. 

Zohran Kwame Mamdani nasceu em 1991 em Kampala, na capital da Uganda, filho do indiano Mahmood Mamdani, professor de estudos africanos e ciência política na Universidade de Columbia, e da renomada diretora de cinema Mira Nair, vencedora do prêmio Padma Bhushan, uma das maiores honrarias do governo da Índia. Ambos estudaram na Universidade de Harvard.

Quando Mamdani tinha cinco anos, sua família se mudou para a Cidade do Cabo, na África do Sul, e dois anos depois, para Nova York. Nos Estados Unidos, o agora prefeito construiu uma trajetória na esquerda e ao lado de movimentos sociais importantes. 

O democrata se apresentou como um defensor de propostas como creche universal gratuita, ônibus gratuito para todos, congelamento de aluguéis por quatro anos para apartamentos com aluguel estabilizado, unindo uma série de setores da sociedade nova-iorquina.

Em 2024, Mamdani prefeito anunciou candidatura para o comando de Nova York, cuja campanha foi marcada por apoios importantes de outros políticos da esquerda estadunidense, como do senador Bernie Sanders, da deputada Alexandria Ocasio-Cortez e do ex-presidente Barack Obama, que afirmou que a política americana “brilha um pouco mais” após a vitória de Mamdani.

O novo prefeito é chamado por Trump de “comunista”. “Vai ser difícil para mim, como presidente, destinar muito dinheiro a Nova York, porque se você tem um comunista governando Nova York, tudo o que você está fazendo é desperdiçar o dinheiro que está enviando para lá”, ameaçou o presidente. Atualmente, o orçamento da cidade está em torno de US$ 116 bilhões (R$ 624 bilhões).

Durante a campanha, Mamdani prometeu transporte público e creches gratuitos, congelamento dos aluguéis em imóveis subsidiados pelo poder público e estabelecimentos de alimentos administrados pela prefeitura. As pautas encontraram apoio em meio aos nova-iorquinos que estavam desiludidos com a política tradicional do Partido Democrata.

“Esta é uma cidade onde uma em cada quatro pessoas vive na pobreza, onde 500 mil crianças vão dormir com fome todas as noites”, disse Mamdani à BBC no começo deste ano. “E, no fim das contas, é uma cidade que corre o risco de perder aquilo que a torna tão única.”

Agora, aos 34 anos, além de ser o primeiro muçulmano a se tornar prefeito da cidade, Mamdani é o primeiro sul-asiático a ocupar o posto e tido como um dos socialistas mais influentes do país.

Editado por: Nathallia Fonseca

|

Newsletter