A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ressaltando que o país e toda a América Latina querem paz e diálogo, rechaçando os ataques e ameaças do governo estadunidense.
“Presidente Donald Trump: nosso povo e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a posição de toda a Venezuela neste momento”, disse Rodríguez.
Confirmada no cargo de presidenta interina da Venezuela, em meio ao sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, Rodríguez destacou que o país sempre prezou pela paz e a cooperação internacional e que o caminho da guerra não trará bons resultados ao mundo.
“A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo-se, em primeiro lugar, a paz de cada nação”, afirmou.
“A Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e a um futuro”, acrescentou.
A presidenta interina da Venezuela afirmou considerar que a prioridade agora é avançar rumo a uma relação equilibrada e respeitosa entre os EUA e a Venezuela, baseada na igualdade soberana e na não interferência.
“Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo. Convido o governo dos EUA para trabalhar em conjunto em uma agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional e para fortalecer a coexistência comunitária duradoura”, concluiu Rodríguez.
com informações da teleSur
