diversidade

Livro que mapeia história do cinema negro no Brasil será lançado nesta quinta (26) em Brasília

Pesquisa inédita revela que 83% da produção cinematográfica negra nacional aconteceu após 2010

No audio source provided.
Registro da publicação da Cinemateca Negra em São Paulo.
Registro da publicação da Cinemateca Negra em São Paulo. | Crédito: DRE filmes

O Instituto Nicho 54 promove, nesta quinta-feira (26), uma sessão especial no Cine Brasília para o lançamento regional do livro Cinemateca Negra. O evento, gratuito e aberto ao público, busca debater a importância da preservação da memória e a dignidade das trajetórias negras no audiovisual brasileiro.

A obra apresenta um mapeamento histórico minucioso de 1.104 filmes dirigidos por pessoas negras no país entre os anos de 1949 e 2022. O estudo identificou produções entre curtas, médias e longas-metragens, oferecendo um retrato inédito da presença negra no setor cinematográfico.

O levantamento aponta que a maioria da produção, correspondente a 83%, surgiu a partir da década de 2010. Este dado evidencia um crescimento recente e expressivo, mas também mostra as barreiras históricas de acesso enfrentadas por realizadores negros no cinema nacional por décadas.

Para Fernanda Lomba, diretora do Nicho 54, a obra auxilia na criação de estratégias para melhorar políticas de diversidade. Segundo ela, o mapeamento “atualiza o retrato da diversidade brasileira no Brasil e no exterior”.

A diretora afirma que o estudo promove “novas cooperações e o fortalecimento da produção da nossa comunidade em escala global”. A pesquisa fundamenta novas formas de qualificar a tomada de decisão no setor. A publicação conta com o prefácio da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Debate e exibição

A programação no Cine Brasília contará com uma mesa de debate composta pela produtora Bethânia Maia, a pesquisadora Lila Foster e a diretora Manuela Thamani. O diálogo abordará a relevância de objetos culturais para a manutenção da memória coletiva da população negra.

Após a discussão, será exibido o longa-metragem de ficção Insubmissas. A obra, de direção coletiva, destaca o protagonismo feminino negro na intersecção entre o cinema e a literatura, tendo estreado originalmente no Festival do Rio 2024.

Serviço

Lançamento do livro Cinemateca Negra 

Data: quinta-feira (26)

Horário: 19h às 22h 

Local: Cine Brasília – EQS 106/107, Asa Sul, Brasília (DF) 

Entrada gratuita


Apoie a comunicação popular no DF:

Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.

Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.

Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

Editado por: Flavia Quirino

|

Newsletter