soberania

Comitê convoca ato contra agressão imperialista em frente à embaixada dos EUA em Brasília

Mobilização defende a soberania da Palestina e de povos atingidos por ataques e bloqueios estadunidenses

No audio source provided.
Militantes denunciaram as mais de 200 mil mortes que ocorreram na Faixa de Gaza desde o inicio do conflito. | Crédito: Brunna Ramos/Brasil de Fato DF

O Comitê de Solidariedade à Palestina do Distrito Federal realiza, nesta terça-feira (28), uma mobilização em defesa da soberania dos povos palestinos, libaneses, iranianos, cubanos e venezuelanos em frente à embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), em Brasília.

O ato acontece em função da guerra entre os Estados Unidos e Israel contra o Irã e do bloqueio de reconhecimento da Palestina como um país pelos EUA. O Movimento Palestina Livre no DF vem realizando mobilizações contra o sionismo e os ataques aos países do Oriente Médio realizados pelos Estados Unidos e Israel. 

No último mês, houve uma manifestação em repúdio ao Projeto de Lei 1.424/2026, de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que pretende criminalizar críticas contra Israel ao permitir que comentários sobre políticas do governo sejam considerados antissemitismo.

Imperialismo dos EUA

Desde que foi reeleito, em 2024, a agenda do presidente Donald Trump se resume a ataques à soberania de países do Oriente Médio e América do Sul, à intensificação de operações militares e prisões de imigrantes que vivem no país.

O conflito entre EUA e Israel contra a Palestina, Irã e Líbano segue desde 2023, quando Israel realizou bombardeios em resposta a um ataque do Hamas, resultando em milhares de vítimas palestinas, dentre crianças, mulheres e idosos.

Em 2026, EUA e Israel atacaram o Irã. O conflito intensificou a tensão regional, além de fazer milhares de vítimas no país. As negociações para um cessar-fogo entre os países não resultaram em acordos concretos. Os conflitos estão relacionados ao petróleo e ao desenvolvimento nuclear iraniano.

Serviço

Ato contra a agressão imperialista

Data: terça-feira (28)

Horário: a partir das 12h30

Local: Embaixada dos EUA (St. de Embaixadas Sul 801 – Asa Sul, Brasília)

Editado por: Clivia Mesquita

|

Newsletter