PODCAST DE FATO

Como o 1º Ministério da Igualdade Racial da história brasileira enfrenta as marcas da escravidão

Ministra Rachel Barros relaciona os progressos obtidos com políticas públicas recentes e avalia o muito que há por fazer

No audio source provided.

Qual o estigma deixado por quase quatro séculos de escravidão na sociedade brasileira? O Brasil recebeu quase 5 milhões de homens, mulheres negras escravizados. À época, seres humanos chegaram a ser a principal commodity do comércio global. Os braços que as potências coloniais importavam para tocar a cultura do açúcar, do algodão e outras.

Último país das Américas a libertar seus escravos, o Brasil, cujas elites sonhavam com uma nação branca, carrega ainda hoje o peso do racismo estrutural.

Neste maio de mais um aniversário da abolição da escravatura – que absolutamente não solucionou o problema – De Fato entrevista a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros. Ela conta como seu ministério, primeiro da história brasileira dedicado ao tema, está enfrentando o racismo, relaciona os progressos obtidos e avalia o muito que há por fazer.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.

Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda

Editado por: Marcelo Ferreira

|

Newsletter