O mês de março é decisivo para a política brasileira. No dia 26, serão julgados, de forma apressada, os recursos da defesa de Lula sobre o caso do triplex do Guarujá.
A sinalização de inviabilidade eleitoral de Lula e mesmo uma possível prisão do ex-presidente deixam muitas preocupações:
1) Lula possui reconhecimento internacional e será condenado sem a apresentação de provas documentais sobre propriedade do apartamento
2) O ex-presidente segue em primeiro nas pesquisas de voto, isso porque o povo está descontente com o governo Temer, que entrega de graça o patrimônio público e aumentou o desemprego
3) Depois de derrubar a presidente Dilma Rousseff, as elites no judiciário, congresso e a Rede Globo outra vez “decidem” quem disputa as eleições.
Tudo isso mostra que a crise institucional vira um barril de pólvora e o julgamento político de Lula pode gerar protestos contrários.
Diante dessa situação, a Frente Brasil Popular realiza, entre os meses de março a julho, o Congresso do Povo, um debate que deve acontecer em bairros, cidades, capitais, convocando em um encontro nacional.
Em um momento em que juízes e congressistas pouco se importam com a opinião dos “de baixo”, será a chance para trabalhadores dizerem que projeto de país querem construir.