Nesta sexta-feira (27) entram em campo Salgueiro e Afogados da Ingazeira, ambos com o futuro já decidido nesta Série D. As duas equipes estão no grupo A3, mas enquanto o Salgueiro já está garantido na 2ª fase, o Afogados está eliminado. O Carcará é o vice-líder, com 23 pontos (6 vitórias, 5 empates e 2 derrotas), mas não pode mais alcançar o líder América-RN. Para assegurar a segunda colocação, o Carcará precisa vencer ou empatar contra o lanterna Guarany de Sobral-CE (11 pts). O jogo é no Cornélio de Barros, em Salgueiro.
Já a Coruja é vice-lanterna, tendo somado apenas 13 pontos (4v, 1e, 8d). Nesta sexta vai a Horizonte (CE) enfrentar o Floresta (3º), podendo conter a equipe cearense e ajudar o Salgueiro a garantir a vice-liderança. Como este ano o Afogados foi 6º colocado no Campeonato Pernambucano, o clube não garantiu vaga na Série D 2021. Estão garantidos apenas Salgueiro e Retrô, com uma possibilidade de 3ª vaga que ficaria com o Central. Mas se o Salgueiro e/ou o Central conquistarem o acesso para a Série C já este ano, uma vaga pode cair no colo do Afogados.
A partir da segunda fase é só mata-mata. Já de largada o Salgueiro deve cruzar com o 2º ou 3º colocado do grupo A4, o grupo do Central. Após as oitavas de final, os oito clubes remanescentes serão agrupados pela quantidade de pontos que somaram em toda a Série D, a partir do qual é realizado um cruzamento olímpico, com o maior pontuador enfrentando o clube com menos pontos somados, o segundo melhor pontuador enfrentando o segundo pior e assim por diante.