O número de pessoas infectadas pela covid-19 no Brasil chegou a marca de 5.653.561 neste sábado (7). Foram confirmados 22.380 novos casos desde a última apuração, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em relação ao número de vítimas, o boletim registou 162.269 confirmações, com 254 novos registros.
Os números não englobam os dados de São Paulo e Amapá. Mesmo sem a atualização, o estado paulista registra mais mortes, são mais de 39 mil. O sistema do Ministério da Saúde está com problemas técnicos. Os dados do Amapá não foram incluídos em decorrência do apagão que atinge o estado.
OMS investiga mutação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste sábado (7) que seis países relataram casos de covid-19 em criações de visons. São eles: Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia, Itália e Estados Unidos. Na última quarta-feira (4), a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, informou que 17 milhões desses animais seriam sacrificados no país.
Embora não se conheça ainda os efeitos da mutação, comum em vírus, ela pode atrapalhar o desenvolvimento da vacina para conter a pandemia. "As observações iniciais sugerem que a apresentação clínica, a gravidade e a transmissão dos indivíduos infectados são semelhantes às de outros vírus circulantes do SARS-CoV-2", aponta a organização em nota.
O que é o novo coronavírus
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.